Merkel defende programa para vários anos e rejeita perdão de dívida

| Política
Porto Canal / Agências
Bruxelas, 07 jul (Lusa) -- A Grécia tem necessidade de um programa de assistência durante vários anos para evitar que saia da zona euro, disse hoje a chanceler alemã, depois de uma cimeira extraordinária em Bruxelas.

"Nós precisamos de um programa para vários anos, que vá bem além do que discutimos há 10 dias", afirmou Angela Merkel, que disse esperar "propostas de reformas muito detalhadas" das autoridades gregas "até quinta-feira".

Por outro lado, a chefe do governo alemão adiantou que não vai haver qualquer perdão de dívida à Grécia, se bem que tenha admitido a abordar mais tarde a sustentabilidade da mesma, se a Grécia cumprir as suas obrigações.

"Não vai haver perdão (da dívida). Este é um programa de resgate da zona euro e não está permitido", assinalou Merkel, no final da reunião.

"Se for necessário, estamos dispostos, depois de a Grécia ter cumprido as suas obrigações, a falar sobre a questão da sustentabilidade" da dívida, concluiu.

RN // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.