Barreto Xavier sublinha papel na democracia portuguesa

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 07 jul (Lusa) - O secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, declarou hoje, em Lisboa, ter ficado "muito triste" com a morte de Maria de Jesus Barroso, "pelo que representa na democracia portuguesa".

O secretário de Estado falava no Palácio Foz, à margem da cerimónia de entrega do Prémio Camões 2015 à escritora Hélia Correia, onde também se encontrava o ministro brasileiro da Cultura, Juca Ferreira.

Maria Barroso "representa um sinal grande na democracia portuguesa, não só como companheira de Mário Soares, mas como uma mulher de cultura, como uma mulher que, a nível cívico, durante décadas, teve um grande papel em Portugal".

"Vai ficar para nós todos como um exemplo, no feminino, de uma grande portuguesa. É um dia triste para todos", acrescentou Jorge Barreto Xavier.

Maria de Jesus Barroso morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de junho, após uma queda.

O corpo de Maria Barroso Soares estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

AG (AH/CFF) // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.