Carmen Dolores evocou "coragem" e "talento"

| País
Porto Canal / Agências
Lisboa, 07 jul (Lusa) - A atriz Carmen Dolores evocou hoje a "coragem" e o "talento" de Maria de Jesus Barroso, que morreu durante a madrugada, considerando que foi a mulher da sua geração que mais admirou.

"Recordo-a como a mulher mais importante, a que mais admiro da minha geração", disse Carmen Dolores em declarações à agência Lusa, lembrando o papel de Maria Barroso como atriz do Teatro Nacional D. Maria II, durante a ditadura, quando foi impedida de trabalhar.

Recordou ainda "tudo o que fez na cultura e na poesia numa altura em que era difícil revelar determinados poetas considerados revolucionários".

"Foi uma mulher cheia de coragem, uma mulher cheia de talento e uma cidadã extraordinária toda a sua vida e em todas as suas ações, tanto na vida privada, como na vida pública. Acho que todos a devemos admirar", sublinhou.

Carmen Dolores lamentou nunca se ter cruzado com Maria Barroso nos palcos do Teatro Nacional e recordou um recital de poesia que, em 2010, fez com a ela e com Eunice Muñoz, durante o Festival de Teatro de Almada.

"Foi das poucas vezes em que, infelizmente nos encontrámos [em palco]. Não nos encontrámos como atrizes, mas encontrámo-nos como mulheres. Andámos no mesmo liceu e ela foi uma sempre uma mulher extraordinária com quem se podia contar para tudo", disse.

Carmen Dolores recordou ainda que, apesar de ser uma pessoa muito ocupada, Maria Barroso "foi sempre muito presente" nos acontecimentos da vida da atriz, que em abril completou 91 anos.

Maria de Jesus Barroso morreu hoje, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde estava internada em estado grave desde 26 de junho.

O corpo de Maria Barroso Soares estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje, realizando-se o funeral na quarta-feira para o Cemitério dos Prazeres, anunciou a família.

CFF // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Provedoria de Justiça recebeu queixas sobre atuação de juntas de freguesia para com migrantes

A Provedoria de Justiça recebeu quatro queixas sobre a atuação de juntas de freguesia que têm “uma componente essencial” relacionada com os direitos dos migrantes, disse à Lusa fonte oficial do organismo.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.