Tsipras e Merkel acordam apresentação de propostas de Atenas na cimeira de líderes de de terça-feira

Tsipras e Merkel acordam apresentação de propostas de Atenas na cimeira de líderes de de terça-feira
| Economia
Porto Canal

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, e a chanceler alemã, Angela Merkel, falaram hoje pelo telefone, tendo concordado com a apresentação de novas propostas de Atenas na cimeira de líderes de terça-feira.

De acordo também com a agência de notícias grega ANA-MPA, Alexis Tsipras concordou com a apresentação de novas propostas, durante um telefonema com Angela Merkel.

A proposta do Governo grego para um resgate vai ser apresentada na Cimeira de Líderes da União Europeia convocada para terça-feira, segundo uma fonte governamental grega, que pediu anonimato.

Este acordo entre Atenas e Berlim surge depois de dois porta-vozes do Governo alemão terem dito esta manhã que não estavam ainda reunidas as condições para novas conversações e descartado negociações sobre uma reestruturação da dívida grega.

A notícia surge também antes do encontro de Angela Merkel com o presidente francês, François Hollande, marcado para esta noite, em Paris, um encontro crucial para consensualizar uma resposta europeia à crise grega.

Os gregos rejeitaram no domingo por ampla maioria as propostas dos credores internacionais, abrindo caminho à incerteza sobre a permanência da Grécia na zona euro.

Segundo os resultados apurados depois de escrutinados 95% dos votos, 61,31% dos gregos disseram 'Não' às propostas dos credores.

Já hoje, o ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, decidiu demitir-se, a pedido do primeiro-ministro e para o final do dia está agendado um encontro entre os chefes de Estado francês e alemão para discutir a crise atual.

Na sequência dos resultados do referendo, está também agendada para terça-feira uma cimeira extraordinária da zona Euro, antecedida de uma reunião do Eurogrupo.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.