Sampaio da Nóvoa diz que resultado do referendo grego é um "gesto de liberdade"

| Política
Porto Canal / Agências
Lisboa, 06 jul (Lusa) -- O candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa considera que a vitória do "não" no referendo grego representa "um gesto de liberdade que abre novas possibilidades de entendimento", salientando que "sem a Grécia não há Europa".

"A decisão difícil dos gregos, tomada em condições duríssimas, é um gesto de liberdade que abre novas possibilidades de entendimento", lê-se numa nota da sua candidatura divulgada hoje, que acrescenta que este "é um momento decisivo para a Europa e para o seu futuro".

Sampaio da Nóvoa refere também que "nesta hora exige-se sentido de Estado, lucidez e visão a todos os responsáveis políticos", pois "sem a Grécia não há Europa", e "espera-se que todos estejam à altura da situação".

"É urgente reiniciar as negociações e obter um acordo", lê-se na nota, que acrescenta que "cabe à União Europeia, a todos os seus membros, incluindo Portugal, enfrentar a situação e construir as soluções que permitam reencontrar um caminho de paz e desenvolvimento, de solidariedade e convergência entre os países".

O candidato presidencial destaca ainda que "o povo grego teve a coragem de dizer 'não' a propostas que pretendiam continuar políticas erradas de austeridade, de empobrecimento e de dependência", e fê-lo "em nome da dignidade e da democracia, em nome de uma outra visão para a Europa".

No domingo, em referendo, os gregos rejeitaram por ampla maioria (61,34%) as propostas dos credores internacionais (instituições europeias e Fundo Monetário Internacional), agravando o clima de incerteza na zona euro.

FZM/SMA // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.