Junqueiro quer "trocar metros quadrados por empregos" em Viseu

| Política
Porto Canal / Agências

Viseu, 26 ago (Lusa) -- O candidato do PS à presidência da Câmara de Viseu, José Junqueiro, quer que no concelho se passem a "trocar metros quadrados por empregos", de forma a contrariar o "crescimento preocupante e grave" do desemprego.

Em conferência de imprensa, José Junqueiro mostrou uma tabela baseada em dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional segundo a qual, de julho de 2011 ao mesmo mês de 2013, "o aumento de desemprego foi de 30%", sendo "entre os jovens até 25 anos de 47% e entre os licenciados de 112%".

"No primeiro semestre de 2011 assistimos no concelho de Viseu a uma queda muito significativa do desemprego. Só a partir de outubro de 2011 é que assistimos a um crescimento preocupante e grave do desemprego no concelho", frisou.

José Junqueiro apontou como causas para estes números o facto de haver pouca indústria no concelho e "o movimento preocupante, grave, de deslocalização de empresas de Viseu para concelhos à volta".

"Registámos igualmente um conjunto de insolvências que, só este ano, atinge um crescimento superior a 50%. Paralelamente, não conseguimos detetar no concelho políticas de investimento de proximidade, que são aquelas que criam emprego mais rapidamente e promovem desenvolvimento local mais rápido", lamentou.

Uma das medidas que considera fundamentais para inverter a tendência é "trocar metros quadrados por empregos", porque enquanto que em Viseu há "terrenos para vender até 80 euros o metro quadrado", nos concelhos vizinhos praticam-se preços simbólicos "de dois/três euros e um euro e meio".

A candidatura socialista propõe também a criação de um centro de apoio à atividade económica, que inclui ferramentas como uma "via verde para a economia, que significa um processo de desburocratização e o acompanhamento dos empresários pela autarquia, de modo a eliminar carimbos e simplificar todo o processo burocrático".

O "exercício da magistratura de influência do próprio autarca no sentido de mobilizar vontades para que o tecido empresarial se reencontre com novas oportunidades de investimento" e um plano estratégico que passa "pela articulação com os concelhos vizinhos em objetivos de investimento e desenvolvimento económicos comuns" são outras das propostas.

José Junqueiro anunciou que, caso seja eleito, "a Câmara não abdicará da sua obrigação de intervir na Gestin Viseu", entidade responsável pela gestão do parque empresarial do Mundão, para "tentar resolver o que é um projeto falido e que levou ao engano um conjunto de empresários" que ai se estabeleceram.

"Prometeram-lhes segurança, multibanco, serviços bancários, posto de correios, uma série de equipamentos que não resultaram", lamentou.

A criação de um gabinete especializado para a promoção do empreendedorismo e captação de investimento e de "majorações fiscais nos postos de trabalho, com prioridade para os jovens e para o segmento etário acima dos 45 anos" foram outras ideias apresentadas por José Junqueiro.

Além de José Junqueiro, nas eleições autárquicas de 29 de setembro vão disputar votos em Viseu Almeida Henriques (PSD), Hélder Amaral (CDS/PP), Manuela Antunes (BE) e Francisco Almeida (CDU).

AMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.