Empresas públicas aumentam prejuízo em 23%

Empresas públicas aumentam prejuízo em 23%
| Economia
Porto Canal (RYG)

Os prejuízos das empresas agravaram-se no último trimestre em 2014 para 765 milhões euros. Já o endividamento caiu 5% mas muito à custa dos sucessivos aumentos de capital feitos pelo Estado.

De acordo com o boletim trimestral da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), o Sector Empresarial do Estado chegou a Dezembro com perdas de 1173 milhões de euros, o que representou uma inversão face aos lucros de 39,5 milhões no mesmo período de 2013. As contas de 2013 foram influenciadas pelo grupo Parpública, ao contrário do que aconteceu em 2014 com perdas de 407,5 milhões de euros.


A DGTF destaca a redução no endividamento do Sector Empresarial do Estado, cuja tendência de queda se acentuou no final de 2014, tendo o ano terminado com uma diminuição de 5%. O relatório explica a diminuição deve-se exclusivamente aos aumentos de capital de 4000 milhões de euros realizados pelo Estado ao longo do ano.

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.