Jovens desempregados e afastados da educação totalizavam 39 milhões em 2013

Jovens desempregados e afastados da educação totalizavam 39 milhões em 2013
| País
Porto Canal (JYL)

Em 2013, 39 milhões de jovens entre os 16 e os 29 anos estavam desempregados, não estudavam nem recebiam formação nos países da OCDE, mais cinco milhões do que antes da crise económica de 2008.

Segundo o relatório sobre Competências e Desemprego Jovem - “Skills Outlook 2015” da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado esta quarta-feira, os números são particularmente elevados nos países do sul da Europa, os "mais atingidos pela crise". A OCDE dá como exemplo países como a Grécia e Espanha, nos quais “mais de 25% dos jovens não tinham emprego, não estavam a estudar ou não participavam em acções de formação (NEET) em 2013”.

“Ainda mais preocupante é que cerca de metade dos NEET [cerca de 20 milhões de jovens] não frequentava a escola nem procurava trabalho” no ano em análise, refere o relatório. Desta forma, “estes deixaram de constar do radar dos sistemas educativo, social e do mercado de trabalho”, realça a organização.

A OCDE considera que “estes números representam, não só uma calamidade para os próprios indivíduos, bem como um investimento desperdiçado, uma vez que as competências adquiridas durante a educação não estão a ser aplicadas de forma produtiva”.

A taxa elevada de jovens sem emprego e fora dos sistemas de educação e formação “representa um fardo potencial para os respectivos países: desde menores receitas fiscais, a pagamentos elevados da Segurança Social e à instabilidade social que pode surgir quando parte da população está desempregada e desmoralizada”.

De forma a combater este cenário, a organização aconselha aos governos que garantam que todos os jovens abandonem a escola com um nível elevado de competências, uma maior articulação entre as escolas e o mercado de trabalho e o desmantelamento das barreiras institucionais no acesso ao emprego jovem.

Aconselha igualmente aos Governos que identifiquem “os milhões” de jovens NEET e uma maior intervenção dos serviços públicos de emprego, das instituições sociais e dos sistemas de educação e formação, de modo a ajudar esses jovens a encontrarem um emprego ou a terem uma segunda oportunidade de acesso à educação ou à formação.

Para terminar, a OCDE recomenda aos Estados que antecipem as competências necessários no mercado de trabalho para “limitar a incidência de desfasamento entre as competências dos jovens e os empregos”.

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.