Ministério da Saúde vai contratar 400 médicos reformados em 2015

| País
Porto Canal (JYL)

O ministério anuncia a contratação de 400 médicos reformados em 2015 e que foram abertas mais de cinco mil vagas para novos médicos, desde 2012.

Durante cinco anos e meio, mais de três mil médicos estavam aposentados, e cerca de metade dos que saíram a trabalhar em centros de saúde. Apesar das penalizações muitos pediram a reforma antecipada. Em 2014, e nos primeiros meses de 2015 o ritmo de saídas voltou a acelerar.

De forma a contrariar este facto, o Ministério da Saúde (MS) tem em curso uma dezena de medidas. O gabinete de Paulo Macedo afirma que 108 médicos de família reformados (de um total de 169) estão a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e revela que nesta terça-feira foi estabelecido para 2015 a contratação de mais 400 aposentados.

O regime de contratação foi modificado "face ao fluxo significativo de aposentações de médicos nesta especialidade e por forma a reforçar a adesão voluntária pelos seus interessados" explica o MS. Descontando "as reformas prováveis" e "medindo os efeitos das medidas em curso", faltam 652 médicos de família, principalmente na região de Lisboa e Vale do Tejo, contabiliza o gabinete de Paulo Macedo. O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar diz que faltam 800 profissionais.

O dirigente do Sindicato dos Médicos do Norte e da Federação Nacional dos Médicos, Arnaldo Araújo, durante cada mês, filtra a lista de novos reformados da Caixa Geral de Aposentações (CGA). Isto permite perceber que em 2014, e nos primeiros seis meses de 2015, a saída de médicos do SNS por aposentação voltou a acelerar, face aos dois anos anteriores. A maior parte foram médicos de família.

Mesmo as medidas de aumento da idade da reforma e de reforço da penalização da pensão antecipada que entraram em vigor no ano passado não chegaram para travar o ritmo das saídas. Em 2010 reformaram-se 606 clínicos e, em 2011, 666. Nos dois anos seguintes os números baixaram, mas em 2014 voltaram a subir. O problema é que a maior parte dos que saíram eram médicos de família.

O MS admite que há 237 especialistas a aguardar colocação. Nos hospitais, conta-se com a abertura de 3110 vagas, no entanto alguns dos concursos só foram lançados este ano e não se sabe quantos foram recrutados na totalidade.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.