Lubitz terá tentado despenhar outro avião horas antes do da Germanwings

Lubitz terá tentado despenhar outro avião horas antes do da Germanwings
| Mundo
Porto Canal (JYL)

Andreas Lubitz, o co-piloto da Germanwings responsável pela morte de 150 pessoas que seguiam a bordo do A320, fazendo ligação entre Barcelona e Düsseldorf, treinou a descida de altitude no voo anterior ao acidente.

Durante o voo com destino a Barcelona, Andreas Lubitz, de 27 anos, efectuou "uma descida controlada de um minuto que não tem qualquer justificação aeronáutica", revelou uma fonte das autoridades francesas ao jornal alemão "Bild". A informação chegou na noite de terça-feira pela edição online do jornal e consta do relatório provisório ao acidente feito da Agência de Investigação e Análise Francesa (BEA), publicado esta manhã.

Os investigadores contam que as alterações nas definições do piloto automático, as mesmas que Lubitz configurou no avião que cerca de duas horas depois despenhou nos Alpes, não foram realizadas porque o aparelho já estava a descer.

"Não posso especular o que ia na sua cabeça, tudo o que posso dizer é que ele alterou as configurações para a altitude mínima de 100 pés (cerca de 30 metros), e fê-lo várias vezes", explicou o director da BEA, Remi Jouty.

Após o desastre foi descoberto que Lubitz tinha um historial de depressão. Na sua casa foram encontradas várias notas de baixas médicas rasgadas, incluindo uma para o dia do desastre.

A Lufthansa, empresa proprietária da low-cost Germanwings, recusou-se a comentar o relatório descrito pelo jornal "Bild".

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.