PR defende continuação do Ministério do Mar no futuro

| Política
Porto Canal / Agências
*** Serviço áudio disponível em www.lusa.pt ***

Numa conversa com os jornalistas em Bergen, onde fez um balanço da visita oficial à Noruega que termina na quarta-feira, o chefe de Estado recordou que o mar esteve entre os temas centrais da viagem, sublinhando que quer contribuir para a "irreversibilidade da agenda do mar no quadro político nacional".

Isto é, acrescentou, que "o mar passe a fazer parte, agora e no futuro, da agenda política", sendo para isso fundamental "a consolidação do Ministério do Mar na estrutura governativa".

Confessando ter ficado satisfeito com a decisão do atual Governo de identificar claramente o mar na designação de um ministério, no caso ao lado da Agricultura, Cavaco Silva lembrou que quando exerceu o cargo de primeiro-ministro também existia o Ministério do Mar.

Contudo, continuou, apesar do mar estar na designação do ministério tutelado por Assunção Cristas, as questões relacionadas com esse setor continuam a ser tratadas em vários ministérios, nomeadamente nos ministérios da Economia, da Educação, entre outros.

"Portanto, entendo que é preciso uma aproximação integrada de todos os assuntos do mar", preconizou.

Cavaco Silva notou ainda que essa foi uma das mensagens por si deixadas no discurso do 25 de Abril, embora a comunicação social não tivesse feito qualquer referência sobre ela.

No discurso que proferiu há 10 dias na Assembleia da República, Cavaco Silva apontou "a adoção de uma governação verdadeiramente integrada dos assuntos do mar" como um dos desafios políticos de maior relevância que importa enfrentar na próxima legislatura.

"Há que assegurar uma articulação eficiente de todos os assuntos do mar, independentemente da tutela governativa em que se situem, de modo a garantir a realização da estratégia definida para o setor", defendeu na sua intervenção na sessão solene do 25 de Abril.

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.