17 milhões de euros terão beneficiado José Sócrates

17 milhões de euros terão beneficiado José Sócrates
| País
Porto Canal (SYE)

O ministério público (MP) acredita que reuniu mais peças para construir o processo contra José Sócrates.

Os mandados de busca levaram à detenção de José Barroca, administrador do Grupo Lena. Rosário Teixeira, procurador responsável pela investigação, alega que Sócrates terá recebido ou beneficiado 17 milhões de euros com origem ilegal e com o intuito de o corromper, diz o jornal Expresso.

O MP especifica que três milhões de euros alegadamente recebidos pelo ex-primeiro ministro tiveram origem na construtora Lena, 12 milhões vieram de duas empresas controladas por Hélder Bataglia e 2 milhões vieram das contas bancarias de Jeroen van Dooren, empresário holandês.

Um fonte judicial disse ao jornal Expresso que o empresário Jeroen van Dooren terá justificado a transferência do dinheiro com a compra de um imóvel no Algarve a Joaquim Barroca, mas o MP alega que a propriedade, no valor de 4,3 milhões de euros, foi paga a uma terceira entidade, que nada tem a ver com o Grupo Lena.

“O que a carta rogatória prova é que não há qualquer relação do engenheiro Sócrates com as contas da Suíça. Nem directamente nem indirectamente, através de empresas. Não há nada que o ligue ao dinheiro. Mais do que inverosímil, a alegação do MP é impossível”, afirma o advogado Pedro Delille, que defende o ex-primeiro ministro.

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.