CDS-PP valoriza "discurso bastante realista" do "esforço" do país

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 abr (Lusa) - O porta-voz do CDS-PP considerou hoje que o Presidente da República fez um "discurso bastante realista" do "esforço que o país fez nos últimos anos", salientando também o apelo ao entendimento das forças políticas.

"Não me parece que seja uma colagem com o discurso do Governo, bem pelo contrário, parece-me um discurso bastante realista com o esforço que o país fez nos últimos anos e sobretudo com os desafios que tem de enfrentar nos próximos anos", afirmou Filipe Lobo D´Ávila.

Falando aos jornalistas, no parlamento, em reação ao discurso proferido por Cavaco Silva na sessão solene do 25 de Abril, o deputado e porta-voz dos centristas disse que se tratou de "um reconhecimento da realidade do país e um apelo a que as forças políticas se possam entender para o futuro do país".

Para o CDS-PP, o Presidente fez "o reconhecimento de que o país hoje está melhor, cresce do ponto de vista económico, e que deve deixar o conjunto de procedimentos por défice excessivo".

Por outro lado, Lobo D´Ávila sublinhou a importância do apelo "a uma política de compromisso entre todos os partidos políticos, para que os partidos políticos se consigam concentrar naquilo que são as propostas para o país e não propriamente na política assente em insultos".

"Gostava de sublinhar e chamar a atenção para um conjunto de prioridades nacionais que o senhor Presidente da República aqui também de forma clara definiu, desde logo políticas que favoreçam a recuperação da demografia, a criação de oportunidades que favoreçam o desemprego jovem, a intolerância com a corrupção, a prioridade à saúde, e que também não devemos nunca esquecer o mar", declarou.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.