Morreu ex-ministro Pedro Pires de Miranda

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 abr (Lusa) -- O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Pedro Pires de Miranda morreu segunda-feira, aos 87 anos, disse hoje à agência Lusa fonte da agência funerária.

De acordo com a agência funerária que está a tratar das cerimónias fúnebres, o corpo do antigo ministro vai estar em câmara ardente a partir das 18:00 de hoje, nas capelas exéquias São João de Deus, na Praça de Londres, Lisboa.

Na quarta-feira são realizadas as exéquias fúnebres, com celebração de missa de corpo presente, cerca das 15:30, seguindo depois o corpo para o crematório da Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira.

Pedro Pires de Miranda, natural de Leiria, licenciou-se em engenharia civil no Instituto Superior Técnico, tendo sido convidado pelo primeiro-ministro Alfredo Nobre da Costa para assumir o cargo de ministro do Comércio e Turismo do III Governo Constitucional, entre 29 de agosto de 1978 até 15 de setembro de 1979.

Em 1979 foi presidente da Comissão de Integração Europeia e em 1980, antes de ser nomeado embaixador para os assuntos petrolíferos do VI governo constitucional liderado por Sá Carneiro, assumiu a presidência da Comissão de Integração Europeia.

Já em junho de 1985 voltou a ter uma pasta do governo, tendo sido nomeado por Cavaco Silva ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo que ocupou durante dois anos.

A 08 de junho de 2009 recebeu a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

RCP // SMA

Lusa/fim

+ notícias: País

Boas notícias para os automobilistas? Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na próxima semana

Depois de uma semana em que o preço dos combustíveis seguiu direções opostas, com um aumento no da gasolina e uma queda no gasóleo, a partir de segunda-feira as notícias são positivas para os automobilistas.

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.