Santo Tirso exige que Governo "faça a sua parte" na remoção de amianto das escolas

| Norte
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, Porto, 08 abr (Lusa) - A câmara de Santo Tirso avançou hoje que a retirada das coberturas de fibrocimento das escolas do primeiro ciclo e pré-escolar do concelho atingiu os 75%, exigindo que o Governo "faça a sua parte" nas EB 2-3.

"Da nossa parte estamos a cumprir, mas o Governo não está. Existem escolas em Santo Tirso que ainda não foram intervencionadas", disse o presidente da autarquia de Santo Tirso, Joaquim Couto que falava à agência Lusa à margem de uma visita às obras em curso na EB1 de Areias, localizada neste concelho do distrito do Porto.

À câmara cabe retirar as coberturas passiveis de conterem partículas de amianto nas escolas de ensino básico e jardins-de-infância, enquanto o Governo é responsável pelos estabelecimentos de ensino secundários e EB 2-3.

Mas segundo Joaquim Couto em Santo Tirso a EB 2-3 de S. Rosendo e a EB 2-3 de Vila das Aves, que albergam cerca de 700 alunos, ainda não foram intervencionadas.

Questionado sobre se pretende tomar alguma medida, o autarca apontou que a vereadora da área da Educação, Ana Maria Ferreira, "procurará averiguar junto do Ministério [da Educação e Ciência] sobre o porquê de Santo Tirso estar a ser ignorado no plano nacional de retirada de amianto das escolas".

Relativamente aos estabelecimentos de ensino que estão na alçada da autarquia, Joaquim Couto garantiu que o próximo ano letivo, 2015/16, se iniciará "sem amianto nas coberturas".

As empreitadas que estão a ser levadas a cabo pela autarquia visam nove escolas, num total de cerca de mil alunos, dos 03 aos 10 anos de idade, e um investimento superior a 400 mil euros.

A par da retirada das placas de fibrocimento, a câmara de Santo Tirso aproveitou, descreveu Joaquim Couto, para fazer algumas reparações como arranjo de casas de bano, drenagem de águas e colocação de telhados novos que permitem a melhoria da eficiência energética dos edifícios.

"Foi feita uma planificação com as juntas de freguesia e com as direções das escolas para causar o mínimo de perturbação nas atividades letivas. Temos seis escolas concluídas e as restantes três ficam prontas até ao verão", concluiu.

PYT // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.