Remoção de amianto das escolas de Viana já começou

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 20 fev (Lusa) - As empreitadas de remoção das coberturas de fibrocimento de 11 escolas do primeiro ciclo e pré-escolar do concelho de Viana do Castelo já começaram e deverão estar concluídas até julho, revelou hoje fonte autárquica.

No comunicado enviado à imprensa a autarquia liderada pelo socialista José Maria Costa, adiantou que o investimento ronda os 500 mil euros, adiantando continuar a aguardar aprovação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), e do Ministério da Educação e Ciência (MEC) para a intervenção na EB1,2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires.

"Relativamente à requalificação da Escola Frei Bartolomeu dos Mártires, foi já candidatada a intervenção, aguardando agora aprovação por parte da CCDR-N e do MEC", lê-se na nota enviada à imprensa.

As obras agora iniciadas foram anunciadas pelo presidente da Câmara Municipal, em outubro de 2014.

Na altura, explicou o autarca socialista, em três dos 11 estabelecimentos de ensino identificados pela autarquia já tinha sido concluída a "substituição integral das coberturas em fibrocimento".

Naquela ocasião, José Maria Costa explicou que "apesar das dificuldades económicas e financeiras" e da "ausência de financiamento do MEC e de fundos comunitários" o município decidiu avançar com aquela remoção face "às preocupações manifestadas por pais, professores e do toda a comunidade educativa".

"Isto significa um esforço financeiro muitíssimo grande por parte do município mas o município tem uma preocupação com a qualidade de vida dos seus munícipes e temos a educação como uma grande aposta", sustentou na altura.

O autarca disse "esperar uma iniciativa idêntica por parte do MEC para que se possam também retirar todas as coberturas em fibrocimento de todos os estabelecimentos de ensino preparatório e secundário existente no concelho".

"Já notificamos o MEC, o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, a Direção Regional de Educação do Norte (DREN) e a CCDR-N da necessidade de investimento nos restantes estabelecimento de ensino para a substituição destas coberturas e obras de fundos em algumas escolas", frisou na altura.

O autarca apontou como "grandes prioridades para o próximo quadro comunitário de apoio" as EB1,2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires e Escola Básica e Secundária de Barroselas que, além das estruturas em amianto, aguardam há vários anos por obras de requalificação.

A intervenção na EB1,2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, no centro da cidade, está prevista desde 2011 e prevê um investimento de 11 milhões de euros por ser encontrar, segundo o município, em "péssimas condições".

Na margem esquerda do rio Lima, em Barroselas a Escola Básica e Secundária, com mais de 600 alunos também aguarda uma intervenção de fundo desde 2011 para travar as infiltrações de água nas salas de aula, problema que se acentua a cada inverno.

As obras, classificadas como urgentes, chegaram a estar previstas para a fase IV da Parque Escolar, antes de 2011, mas acabaram por nunca sair do papel, com a suspensão daquele programa de requalificação dos edifícios escolares.

ABYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.