Greve da CP parou 704 dos 785 comboios que deviam circular este domingo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 abr (Lusa) - A greve dos trabalhadores da CP deixou parados hoje 704 dos 785 comboios que deviam circular, ou seja 90% do total, prevendo-se que na segunda-feira o cenário seja semelhante, disse fonte da transportadora ferroviária.

As ligações regionais, sem comboios durante todo o dia, foram fortemente penalizadas, bem como os serviços urbanos de Lisboa e do Porto.

Na capital, circularam 40 dos 319 comboios previstos e no Porto apenas seis de um total de 152.

Nas viagens de longo curso, efectuaram-se sete ligações Alfa e 23 InterCidades, ou seja, metade dos 60 comboios programados.

A CP perspetiva igualmente fortes perturbações da circulação na segunda-feira, data em que se cumpre o segundo dia de greve dos revisores, antecipando que venham a ser suprimidos entre 80 a 90% dos comboios, sobretudo nas ligações regionais e urbanas.

A paralisação de hoje foi convocada pela Federação do Sindicato dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) e faz parte de uma ação que tem decorrido nos últimos meses de greve aos dias de feriado e horas extraordinárias.

Alguns revisores, que na quinta-feira fizeram um primeiro dia de greve, aderiram à ação de sexta-feira (feriado), de sábado (horas extraordinárias) e de hoje (feriado e horas extraordinárias), seguindo assim o apelo do Sindicato Ferroviário da Revisão e Comercial Itinerante (SNTSF).

Na quinta-feira e na sexta-feira, a percentagem de viagens anuladas ultrapassou os 80% e hoje ronda os 90%.

RCR (DN/SIM) // EL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

Parlamento aprova fim das portagens nas ex-SCUT. A Norte, há três autoestradas que vão sofrer alterações

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".