Austrália obriga à permanência de duas pessoas no 'cockpit'

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 30 mar (Lusa) -- O Governo australiano anunciou hoje o reforço da segurança nos voos comerciais domésticos e internacionais com a presença permanente e obrigatória de duas pessoas autorizadas no 'cockpit'.

"As companhias aéreas australianas vão atualizar imediatamente as normas de procedimentos operativos para requerer a presença de dois membros da tripulação ou de pessoas autorizadas no 'cockpit' permanentemente", segundo um comunicado do vice-primeiro-ministro e titular da pasta das infraestruturas, Warren Truss.

A Agência Europeia de Segurança Aérea (EASA) também já recomendou a presença em permanência de pelo menos dois membros da tripulação no 'cockpit' dos aviões, na sequência do acidente do Airbus A320 da Germanwings.

A legislação europeia atual não obriga a que haja sempre duas pessoas no 'cockpit'.

A análise da gravação dos sons do 'cockpit' do avião da Germanwings que na terça-feira passada se despenhou nos Alpes franceses concluiu que o piloto se ausentou do 'cockpit', provavelmente para usar a casa de banho, e foi impedido de voltar a entrar pelo copiloto, que bloqueou a porta.

Nesse período, o copiloto acionou deliberadamente o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controlo e os alarmes do próprio aparelho.

O avião acabou por embater numa montanha, matando todas os 144 passageiros e seis tripulantes a bordo.

FV (RRA/JNM/MDR)// FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.