Granadeiro diz-se convencido de que Zeinal conhecia investimento da PT em dívida da Rioforte

Granadeiro diz-se convencido de que Zeinal conhecia investimento da PT em dívida da Rioforte
| Economia
Porto Canal

O antigo presidente da Portugal Telecom (PT) Henrique Granadeiro disse hoje no parlamento estar convencido de que Zeinal Bava, antigo gestor da operadora, conhecia o investimento da empresa em dívida da Rioforte.

"É o que deduzo", disse Granadeiro na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do Grupo Espírito Santo (GES), quando questionado sobre um eventual conhecimento de Zeinal Bava da aplicação de 897 milhões de euros em dívida da Rioforte, 'holding' do GES.

Antes, Henrique Granadeiro havia dito ser responsável apenas por um investimento de 200 milhões de euros da PT SGPS na Rioforte, num total de 897 milhões de euros.

Desse investimento de 897 milhões, sublinhou, 200 foram por si decididos enquanto presidente executivo da PT SGPS e os restantes 697 milhões de investimento em dívida da Rioforte, 'holding' do GES, terão sido conduzidos por "outros".

"Na minha convicção foram decididos o âmbito da PT Portugal", revelou, sendo que a empresa era então presidida por Zeinal Bava, também presidente executivo da brasileira Oi, e é convicção de Granadeiro que Bava teria conhecimento desse investimento.

Entre 15 e 17 de abril, a PT SGPS e a PT Finance renovaram as aplicações na Rioforte no valor de 897 milhões de euros, valor que nunca chegou a ser reembolsado, o que teve consequências no processo de fusão da PT com a brasileira Oi.

A comissão de inquérito teve a primeira audição a 17 de novembro passado e tinha inicialmente um prazo total de 120 dias, até 19 de fevereiro, mas foi prolongado por mais 60 dias.

Os trabalhos dos parlamentares têm por objetivo "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

+ notícias: Economia

Inflação desacelera em abril e economia portuguesa cresce no 1º trimestre

A taxa de inflação homóloga terá sido de 2,2% em abril, menos 0,1 pontos percentuais do que em março, segundo a estimativa rápida divulgada esta terça-feiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Já a economia nacional cresceu 1,4% nos primeiros três meses do ano em termos homólogos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.