Comissão diz que "mais importante que declarações" é a Grécia implementar o acordo

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 02 mar (Lusa) -- A Comissão Europeia reiterou hoje que recebeu uma queixa dos Governos de Portugal e Espanha relativamente a declarações do primeiro-ministro grego, e está em contacto com as partes, mas sublinhou que o importante é o cumprimento do acordo alcançado no Eurogrupo.

A polémica em torno da "perplexidade" em Lisboa e de Madrid pelas recentes declarações de Alexis Tsipras, que no passado sábado acusou os governos português e espanhol de terem tentado bloquear um compromisso no Eurogrupo sobre o prolongamento do programa de assistência à Grécia, dominou a conferência de imprensa diária de hoje da Comissão Europeia, que, todavia, insistiu que o seu papel "não é comentar comentários feitos por outros".

"O Eurogrupo, as instituições europeias e internacionais, e as autoridades gregas alcançaram um acordo muito claro na semana passada. Por isso, o que interessa agora, mais que quaisquer declarações públicas, é que a Grécia implemente as reformas com que se comprometeu de forma rápida e com determinação", declarou uma porta-voz, que durante aproximadamente 20 minutos respondeu a questões de correspondentes internacionais, em Bruxelas, relacionadas com o assunto.

Apesar de as numerosas questões sobre o cariz da queixa, os procedimentos seguidos e a posição da Comissão, a porta-voz Mina Andreeva limitou-se a referir, repetidamente, que a Comissão recebeu uma queixa, ainda que não tenha sido uma carta formal -- "vivemos numa era digital, há muitos outros meios", comentou -, deu seguimento à mesma, como faz sempre que recebe uma comunicação, e está "em contacto próximo com todos os atores envolvidos".

"O nosso papel é ser mediador entre as diferentes partes e é o que temos feito. Construímos pontes e tentamos aproximar as partes", disse.

A porta-voz escusou-se a confirmar se o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, já falou com Tsipras na sequência do desagrado manifestado pelos governos de Pedro Passos Coelho e Mariano Rajoy, referindo apenas que "foram feitos vários contactos a vários níveis durante o fim-de-semana".

"Devemos focar-nos no que interessa, e o que é importante, mais que quaisquer declarações públicas, é o cumprimento das reformas com que [as autoridades gregas] se comprometeram e o respeito pelo acordo" alcançado no Eurogrupo, insistiu.

No domingo, fonte comunitária já indicara à Lusa que a Comissão estava a par do descontentamento dos Governos português e espanhol face às recentes declarações do primeiro-ministro grego, mas escusara-se a comentar o caso, até porque o seu papel é o de conciliador, e afirmara igualmente que "o que interessa é o acordo" alcançado no Eurogrupo.

Fonte do gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, confirmou no domingo à Lusa que o Governo português manifestou a sua perplexidade perante "acusações infundadas" do primeiro-ministro grego através de canais diplomáticos, embora sem escrever qualquer carta de protesto.

No sábado, numa reunião do comité central do seu partido, Syriza, Tsipras afirmou que, no Eurogrupo, a Grécia se deparou "com um eixo de poderes, liderado pelos governos de Espanha e de Portugal que, por motivos políticos óbvios, tentou levar a Grécia para o abismo durante todas as negociações".

"O seu plano era e é desgastar-nos, derrubar o nosso Governo e levá-lo a uma rendição incondicional antes que o nosso trabalho comece a dar frutos e antes que o exemplo da Grécia afete outros países, principalmente antes das eleições em Espanha", previstas para o final deste ano, acrescentou, citado pela agência espanhola Europa Press.

ACC (SMA/NVI/MDR) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.