Sócrates reage a Passos Coelho e afirma que o primeiro-ministro está "próximo da miséria moral"

Sócrates reage a Passos Coelho e afirma que o primeiro-ministro está "próximo da miséria moral"
| País
Porto Canal

José Sócrates acusou esta quarta-feira Pedro Passos Coelho de estar "próximo da miséria moral”, ao criticar o discurso do primeiro-ministro no encerramento das jornadas parlamentares do PSD.

A acusação do ex-primeiro-ministro por escrito no estabelecimento prisional de Évora, onde está detido desde Novembro por suspeita de fraude fiscal, branqueamento de capitais e corrupção, e entregue quarta-feira à TSF e ao Diário de Notícias pelos seus advogados.

"Pedro Passos Coelho não se limita a confirmar que não é um cidadão perfeito, antes revela o caráter dele e o quanto está próximo da miséria moral”, afirma Sócrates na carta, segundo avança a TSF.

Nesta terça-feira no Porto, nas jornadas parlamentares do PSD, o primeiro-ministro afirmou nunca ter usado o cargo para “enriquecer, para prestar favores ou para viver fora das suas possibilidades”.

Na carta de resposta, Sócrates classificou as declarações de Pedro Passos Coelho como um “momento desesperado face às acusações de incumprimento de obrigações contributivas”.

“Esta forma de fazer política diz tudo sobre quem a utiliza”, considerou também o ex-líder do PS na carta.

Sócrates acusou também Passos Coelho de ter feito um “cobarde ataque pessoal” e de usar o seu processo como arma de luta de política.

O ex-dirigente socialista sustentou que o primeiro-ministro tentou, com o discurso, condicionar o resultado das próximas eleições, considerando ter ficado demonstrado aos “olhos dos portugueses” que o processo que o envolve tem contornos políticos.

José Sócrates reafirmou que não enriqueceu, nem beneficiou ninguém, enquanto foi primeiro-ministro.

“Em vez de atirar lama para cima dos outros, faria melhor em explicar aos portugueses se ele próprio cumpriu ou não cumpriu a lei”, concluiu José Sócrates.

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".