UE deve respeitar vontade democrática da Grécia e dialogar sem preconceito - Ramalho Eanes

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa)- O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes defendeu hoje à agência Lusa que a União Europeia tem de respeitar "a vontade democrática da população" grega e deve dialogar sem preconceito com o novo Governo de Atenas.

As posições de Ramalho Eanes foram assumidas à margem de uma conferência sobre "Portugal no 1.º Quartel do Século XXI - Estratégias Rumo ao Futuro", na fundação Calouste Gulbenkian.

O antigo chefe de Estado não quis comentar as posições recentes do Governo português, mas sublinhou que é preciso "respeitar as convicções" do executivo liderado por Alexis Tsipras nas negociações com as instituições europeias.

"Em relação à Grécia houve uma manifestação da vontade democrática da população, há um Governo que expressa essa vontade democrática, há que respeitar essa democracia e há que ter com a Grécia um diálogo que não seja um diálogo de preconceito", afirmou o general.

Ramalho Eanes considerou ainda que "o sobressalto" nas negociações com Bruxelas se deve à falta de clareza na análise do programa de austeridade grego, "vendo aquilo que esteve mal e é necessário emendar" e "vendo aquilo que se aplicou e é necessário manter".

"Não creio que esse trabalho tenha sido feito dessa maneira e isso é naturalmente prejudicial", disse.

"A Europa para se poder unificar e ser uma potência tranquila no contexto mundial tem de olhar para si e para aquelas que são as suas necessidades políticas, sociais e económicas de uma maneira clara e solidária", acrescentou António Ramalho Eanes.

ATF // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.