Ministério das Finanças alemão rejeita proposta grega

Ministério das Finanças alemão rejeita proposta grega
| Política
Porto Canal

O Ministério das Finanças alemão rejeitou a proposta grega de extensão do financiamento dos seus parceiros europeus considerando que a mesma não representa "uma solução substancial" e "não cumpre os critérios estabelecidos" pela zona euro.

"A carta proveniente de Atenas não é uma proposta substancial para uma solução", disse o porta-voz do ministério alemão, Martin Jäger, num breve comunicado.

"A carta não cumpre os critérios estabelecidos segunda-feira pelo Eurogrupo", adiantou, numa altura em que Atenas se vai reunir com os ministros das Finanças da zona do euro para propor uma extensão do apoio financeiro de seis meses aos seus parceiros.

A Comissão Europeia considerou hoje que o pedido de extensão da ajuda financeira enviado pela Grécia é uma base para um compromisso em sede do Eurogrupo de sexta-feira, disse um porta-voz do executivo comunitário.

O pedido -- uma carta com "duas páginas" -- de Atenas "abre a possibilidade de um compromisso razoável", sublinhou, no briefing diário da Comissão Europeia, o porta-voz Margaritis Schinas.

"Confirmo que a carta hoje enviada aos presidentes do Eurogrupo [Joeren Dijsselbloem] e da Comissão Europeia [Jean-Claude Juncker] pede um Programa de Assistência Económica e Financeira (Master Financial Assistance Facility Agreement, em inglês)", adiantou Schinas.

Esta é a designação do acordo que foi celebrado com a Grécia -- bem como com Portugal e Irlanda -- o banco nacional e o Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.