Eixo Atlântico medalha três cidadãos "fundamentais" na cooperação transfronteiriça

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 13 fev (Lusa) - O Eixo Atlântico vai atribuir, a 19 de fevereiro, a Medalha de Ouro a três cidadãos "fundamentais" na cooperação entre Portugal e Espanha, numa cerimónia que será presidida pelos chefes de Estado dos dois países, foi hoje anunciado.

O anúncio foi feito, em Braga, pelo secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Vazquez Mao, que precisou que dois dos galardoados serão os portugueses José Palma Andrés, diretor de cooperação da Comissão Europeia até finais de 2014, e José Soeiro, que foi o responsável dos fundos de cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.

O terceiro agraciado com a Medalha de Ouro do Eixo Atlântico será Carlos Beltrán, vogal assessor do Ministério das Finanças de Espanha até há dois anos.

"Nos três casos, trata-se de pessoas que foram fundamentais na cooperação entre Espanha e Portugal na última década, que estão reformadas ou se vão reformar este ano e sem as quais a cooperação entre os dois países não estaria no ponto em que está atualmente", refere um comunicado do Eixo Atlântico.

As medalhas serão entregues a 19 de fevereiro, na Corunha, no final da 23.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico, numa cerimónia presidida pelos reis de Espanha e pelo Presidente da República de Portugal.

O Eixo Atlântico sublinha esta é a primeira vez que aqueles chefes de Estado estão juntos num ato de uma organização transfronteiriça e que isto acontece num ano em que se comemora o 25.º aniversário da cooperação transfronteiriça na Europa.

Realça ainda que o evento vai colocar a cooperação transfronteiriça na agenda do rei Filipe VI, no seu primeiro ano de reinado.

Na mesma Assembleia Geral, vai ser formalizada a entrada no Eixo Atlântico dos municípios portugueses da Maia e de Santa Maria da Feira e das 'diputaciones' galegas de Lugo e da Corunha, passando aquele organismo a congregar os 38 maiores municípios daquela eurorregião, metade dos quais portugueses e a outra metade galegos.

Será ainda aprovado o orçamento para 2015, num valor superior a 2,6 milhões de euros.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.