Eixo Atlântico quer comboio entre Corunha e Lisboa com paragem em Braga

Eixo Atlântico quer comboio entre Corunha e Lisboa com paragem em Braga
| Norte
Porto Canal

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoan Mao, defendeu hoje que o comboio que liga Porto e Vigo deve, no futuro, estender o seu percurso, passando a ligar Lisboa e Corunha, com paragem "obrigatória" em Braga.

"Esse é o passo seguinte", afirmou Xoan Mao, em Braga, durante a conferência de imprensa de apresentação da 23.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico.

Nesta altura, a exigência do Eixo passa pelo cumprimento do prazo acordado entre os governos de Portugal e Espanha para a modernização da Linha do Minho, para que a ligação entre Porto e Vigo se passe a cumprir em 90 minutos.

"A data de 2017 é inegociável", referiu.

Atualmente, o tempo da viagem entre Porto e Vigo é de cerca de duas horas e 15 minutos, com paragens em Valença, Viana do Castelo e Nine.

Para Xoan Mao, o passo seguinte será estender a ligação a Lisboa, do lado português, e à Corunha, na Galiza, com paragens obrigatórias em Braga.

"Alguém concebe que não pare na terceira maior cidade portuguesa?", questionou.

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, admitiu que "é importante" que o comboio pare naquela cidade e defendeu que os estudos técnicos se deveriam realizar "desde já".

Segundo o autarca, a opção pela paragem em Braga implicaria a construção de cerca de 10 quilómetros de linha nova.

"Temos de defender esse novo investimento", disse ainda Ricardo Rio.

O Eixo Atlântico é uma associação de congrega 34 municípios do norte de Portugal e da Galiza mas que a partir de 19 de fevereiro contará oficialmente com mais quatro, já que a Assembleia Geral vai aprovar a entrada da Maia, Santa Maria da Feira, Lugo e Corunha.

+ notícias: Norte

Incêndio mata 12 ovelhas em Valpaços

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira em dois armazéns agrícolas em Valpaços, no distrito de Vila Real, destruiu dois tratores e causou a morte a 12 ovelhas, adiantou à Lusa fonte dos Bombeiros de Carrazedo de Montenegro.

Time Out Market, o novo reduto gastronómico no coração do Porto

O conceito arrancou em 2014, no mercado da Ribeira, em Lisboa, e o sucesso motivou a expansão da marca pelo mundo. O Time Out Market estende-se agora ao Norte do país, mais concretamente ao Porto, numa localização premium da cidade.

Homem escravizado durante 17 anos em Bragança. PJ deteve quatro suspeitos

Quatro pessoas são suspeitas de terem escravizado e maltratado um homem de 54 anos durante quase duas décadas, em Bragança, anunciou esta quarta-feira a Polícia Judiciária (PJ).