Portugal tem 64 genéricos que a autoridade europeia defende a suspensão

Portugal tem 64 genéricos que a autoridade europeia defende a suspensão
| País
Porto Canal

A Agência Europeia do Medicamento recomenda a suspensão de centenas de genéricos, dos quais 64 comercializados em Portugal, mas o Infarmed ainda não tomou uma decisão, alegando que "a análise de risco não evidenciou existir falta de segurança ou eficácia".

Em causa está uma inspeção realizada à GVK Biosciences, na Índia, que detetou irregularidades na forma como esta empresa conduzia os ensaios clínicos a vários medicamentos que circulam na União Europeia.

De acordo com a nota da Agência Europeia do Medicamento (EMA), a inspeção detetou a manipulação de eletrocardiogramas durante alguns dos ensaios clínicos.

No seguimento desta recomendação da EMA, a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários suspendeu a comercialização de 29 genéricos.

Em Portugal, estão à venda 64 dos medicamentos que a EMA recomenda a sua suspensão, nomeadamente analgésicos, anti-histamínicos, neurolépticos, medicamentos para a doença de Parkinson, anti-alérgicos, protetores gástricos, entre outros.

Para já, a autoridade que regula o setor do medicamento em Portugal ainda não decidiu se suspende ou não a comercialização destes medicamentos, estando previsto para ainda hoje um esclarecimento.

Na sexta-feira passada, no mesmo dia em que a EMA emitiu a recomendação da suspensão destes genéricos, o Infarmed elaborou uma circular informativa referindo que, "na sequência de uma inspeção realizada pela agência francesa, foram identificadas não conformidades regulamentares graves na GVK Biosciences".

"Relativamente aos medicamentos que dispõem de dados suficientes de outras fontes que comprovam o cumprimento dos requisitos regulamentares", o Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da EMA "recomendou a sua manutenção no mercado".

Para os restantes medicamentos, "incluindo os que têm alternativas terapêuticas, a análise de risco não evidenciou existir falta de segurança ou eficácia destes medicamentos, pelo que a decisão final sobre a manutenção no mercado será tomada pela Comissão Europeia, tendo em consideração a opinião do CHMP", prossegue a circular.

O Infarmed aguarda ainda "a decisão vinculativa da Comissão Europeia, aplicável a todos os Estados Membros".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.