Fitch põe em causa a eficácia da "bazuca" de Draghi

Fitch põe em causa a eficácia da "bazuca" de Draghi
| Economia
Porto Canal

A agência de notação financeira Fitch afirmou hoje que "é improvável" que o programa de compra de dívida anunciado na quinta-feira pelo Banco Central Europeu (BCE) aumente substancialmente os lucros e o crédito concedido pela banca.

Em comunicado, a Fitch afirma que "é improvável" que o alívio quantitativo ('quantitative easing') anunciado na quinta-feira pelo presidente do BCE, Mario Draghi, "estimule fortemente os lucros dos bancos", mas considera que o programa "reduz os riscos negativos de um período prolongado de deflação".

"Pensamos que é improvável que o 'quantitative easing' estimule os empréstimos nas economias afetadas pela crise da zona euro, apesar da recuperação em alguns países. O enquadramento económico continua a ser frágil, por isso a procura de crédito deve continuar fraca, e o reforço de medidas de regulamentação está a tornar o crescimento do crédito mais difícil para os bancos", afirmam os economistas da agência financeira.

Por isso, consideram, qualquer impacto positivo da medida "é provável que seja temporário", a não ser, apontam, que o balanço dos bancos seja libertado para permitir a concessão de mais créditos ou que "as reformas estruturais reforcem o crescimento económico real e sustentável" na zona euro.

Para a Fitch, os bancos dos países do sul da Europa "podem beneficiar mais" do programa de compra de dívida do que os do norte, mas o impacto "deve depender dos valores e maturidades dos títulos de dívida". Já no norte da Europa, e porque os bancos têm "demasiada liquidez" e as taxas de juro já são muito baixas, o programa pode "distorcer ainda mais" os preços dos créditos, considera a agência.

O BCE vai comprar mensalmente 60.000 milhões de euros de dívida pública e privada a partir de março e, pelo menos, até setembro de 2016, totalizando 1,14 biliões de euros, numa ação forte (que os analistas chamam de 'bazuca') destinada a contrariar o risco de deflação na zona euro.

Este montante poderá, no entanto, ser ultrapassado, uma vez que o BCE admite manter o programa ativo "até haver um ajustamento perene da trajetória da inflação em linha com o objetivo [do BCE] de atingir uma taxa de inflação próxima, mas inferior a 2%".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.