Lajes: Costa critica Governo e exige que Passos chame a si condução do processo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jan (Lusa) - O secretário-geral do PS exigiu hoje que o primeiro-ministro chame a si a questão da decisão norte-americana de reduzir a presença na Base das Lajes, considerando estar perante "uma nuvem negra" nas relações com os Estados Unidos.

António Costa falava aos jornalistas após ter estado reunido cerca de uma hora com o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro.

Num encontro em que estiveram também presentes o ex-líder do Governo Regional dos Açores e atual presidente do PS, Carlos César, e o dirigente socialista Sérgio Sousa Pinto, António Costa criticou a atuação do Governo "neste enorme revés" da política externa portuguesa: "É uma matéria que deveria ter estado sempre na primeira linha das preocupações do senhor primeiro-ministro, e se ainda não o fez devia de imediato chamá-la a si, porque exige ser conduzido ao mais alto nível do Governo".

De acordo com o secretário-geral do PS, o Governo tem de explicar aos portugueses e na Assembleia da República "o que tenciona fazer relativamente aos Estados Unidos, em particular no que respeita à decisão unilateral tomada sobre a utilização da Base das Lajes".

"Está já pedida a comparência do Governo na Assembleia da República e é necessário que o Governo dê uma explicação cabal. Simultaneamente, o Governo tem também um dever para com a Região Autónoma dos Açores e deve trabalhar [com o executivo regional] para planear medidas cautelares que sejam necessárias se esta decisão for implementada, de forma a salvaguardar os interesses da região e, em particular, a situação social e económica da ilha Terceira", defendeu o líder socialista.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.