Lajes: PCP contra bases estrangeiras, mas exige indemnizações aos EUA por redução de efetivos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jan (Lusa) - O líder comunista, Jerónimo de Sousa, relembrou hoje que o PCP é contra bases militares estrangeiras em território português, mas exigiu compensações aos Estados Unidos pela redução de efetivos das instalações açorianas das Lajes.

"Discordamos dessa implantação [de bases estrangeiras em território português]. No caso concreto, deve haver, por parte dos americanos, a devida indemnização e a construção de alternativas que não podem ser só o Estado português e a região autónoma a suportar", defendeu o secretário-geral comunista, após uma reunião com elementos da Associação Intervenção Democrática, na sede comunista de Lisboa.

As autoridades norte-americanas anunciaram recentemente a diminuição de efetivos na base da Lajes, na ilha Terceira, em cerca de 500 militares e civis, além de outros tantos trabalhadores portugueses.

O presidente do Governo Regional dos Açores, o socialista Vasco Cordeiro, defendeu a revisão de todo o acordo com os Estados Unidos da América e não somente os aspetos técnicos e reúne-se ainda hoje com o Presidente da República para debater o assunto.

Segundo Jerónimo de Sousa, "mesmo saindo ou ficando com pouco, mas continuando a mandar ali naquela área", algo "devia ser negociado com os Estados Unidos, procurando que, no plano das medidas económicas e sociais, isso não fique da responsabilidade do Estado português", já que "não podem atirar apenas os custos dolorosos para a população da Terceira, a região e o país".

HPG // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.