Fechadas barras de Caminha, Vila Praia Âncora, Esposende e S. Martinho do Porto

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 jan (Lusa) -- As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão hoje encerradas à navegação e outras quatro condicionadas devido à agitação marítima, de acordo com a Marinha Portuguesa.

Segundo a informação disponível às 09:20 na página da Marinha na Internet, as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto fechadas a toda a navegação devido à previsão de ondas até 12 metros em algumas zonas da costa portuguesa até ao meio da manhã de hoje.

Numa primeira informação hoje de manhã, publicada no site da Marinha, estava também fechada a barra da Nazaré, situação que passou para a de São Martinho do Porto. Também a barra do Douro, que estava condicionada à navegação, passou a estar aberta.

A Marinha informa também que as barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas embarcações de comprimento entre os 11 e 15 metros e calado inferior a dois metros.

Por causa da agitação marítima e do vento forte, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro.

O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.

De acordo com o IPMA, os cinco distritos estão sob aviso laranja até às 09:00 de hoje devido à previsão de ondas altas, que podem atingir os seis metros, e de vento forte, com rajadas até aos 90 km/hora no litoral, passando depois os mesmos distritos a aviso amarelo ainda devido à ondulação e ao vento forte até às 18:00 de hoje.

Os restantes 13 distritos portugueses estão sob aviso amarelo também devido ao vento forte, já que são esperadas rajadas na ordem dos 100 km/hora nas terras altas, enquanto no interior podem chegar aos 70 km/hora até às 12:00 de hoje.

RCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".