Info

Municípios da Área Metropolitana de Lisboa dão tolerância de ponto no Carnaval

| País
Fonte: Agência Lusa

Vila Franca de Xira, Lisboa, 15 jan (Lusa) - As 18 câmaras municipais que compõem o Conselho Metropolitano de Lisboa decidiram hoje dar tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval aos seus funcionários.

A proposta, apresentada pelo presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Metropolitano durante uma reunião realizado esta manhã em Vila Franca de Xira.

Este órgão é composto pelos municípios de Lisboa, Amadora, Sintra, Mafra, Cascais, Oeiras, Loures, Odivelas, Vila Franca de Xira, Alcochete, Barreiro, Montijo, Seixal, Almada, Moita, Palmela, Setúbal e Sesimbra.

Entretanto, o Governo anunciou hoje, através do ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, de que à semelhança de anos anteriores a tutela não iria dar tolerância de ponto no Carnaval.

Outro dos pontos abordados na reunião do Conselho foi o documento de Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Área Metropolitana de Lisboa (AML), aprovado por unanimidade, e que será enviado agora para apreciação da tutela.

Em declarações à agência Lusa, o primeiro secretário da Comissão Executiva da AML, Demétrio Alves, explicou que o documento expressa as linhas estratégicas para o futuro da Área Metropolitana de Lisboa, aproveitando verbas que serão afetas à região no âmbito do [novo quadro comunitário de apoio] Portugal 20/20"

"Visa-se o financiamento de projetos estruturantes que possam, com algumas limitações financeiras, contribuir para uma maior coesão socioeconómica da região e uma maior projeção da região e da sua capital", explicou.

Nesse sentido, Demétrio Alves referiu que AML pretende contratualizar com o Governo uma verba de cerca de 200 milhões de euros, de modo a poder financiar alguns desses projetos.

Na reunião ficou estabelecido que os 18 municípios iriam apresentar até ao início de fevereiro algumas ideias e sugestões de projetos.

FYS // JLG

Lusa/fim

+ notícias: País

Carnaval com temperaturas que podem chegar aos 26 graus

As miniférias do Carnaval vão ser marcadas pelo bom tempo, com céu pouco nublado e temperaturas que podem chegar em algumas regiões do país aos 26 graus Celsius, embora na terça-feira as máximas comecem a descer.

Morreram 11 235 pessoas por AVC em 2018, mortes por doenças respiratórias aumentam

Os acidentes vasculares cerebrais causaram em 2018 o maior número de óbitos, com 11.235 mortes, mas os dados melhoraram em relação ao ano anterior, ao contrário das mortes por doenças respiratórias, que estão a aumentar, segundo o INE.

Três mortos em despiste na Segunda Circular, cortada junto ao Campo Grande

Três pessoas morreram hoje na sequência de um despiste de uma viatura ligeira na Segunda Circular, junto ao Campo Grande, em Lisboa, que está cortada desde cerca da 01:00 no sentido Aeroporto-Benfica, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.