Hospital de Amadora-Sintra vai adquirir mais macas para libertar ambulâncias

| País
Porto Canal / Agências

Sintra, Lisboa, 09 jan (Lusa) - Bombeiros queixam-se de fazerem o trabalho de auxiliares de saúde, enquanto esperam "durante horas" pelas macas de transporte de doentes no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), mas a unidade de saúde anunciou que vai comprar mais macas.

"Isto põe em causa a nossa capacidade de resposta. Corremos o risco de não podermos socorrer pessoas porque temos as ambulâncias à porta do hospital", explicou à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins, Joaquim Leonardo.

Em comunicado, a corporação do concelho de Sintra lamentou que "durante os meses de dezembro e janeiro, os bombeiros têm aguardado várias horas na urgência do hospital Amadora-Sintra pelas macas das ambulâncias", situação de também se queixam os voluntários de Agualva-Cacém.

"Durante o ano de 2014 foram recusados mais de 400 serviços", confirmou à Lusa o comandante dos bombeiros de Agualva-Cacém, Luís Pimentel, esclarecendo que muitos casos se deveram a indisponibilidade de ambulâncias retidas no hospital e alguns por problemas de manutenção.

Os bombeiros de Algueirão-Mem Martins, que possuem apenas seis ambulâncias para uma população de cerca de 100 mil habitantes, chegam a ter todas as viaturas de socorro "retidas uma hora e por vezes duas horas na urgência do hospital", lê-se no comunicado da corporação.

Os bombeiros acrescentaram que, na quinta-feira, "quatro destas seis ambulâncias estiveram retidas mais de duas horas" e uma delas, depois de transportar o doente, que fez raio-x, tratamento e consulta na maca da ambulância, ainda o levou a casa após ter alta.

"Durante estas horas de permanência no hospital, os bombeiros encaminham os doentes para os serviços de raio-x, análises, pequena cirurgia, fazendo o trabalho dos auxiliares de ação médica do próprio hospital", criticaram os bombeiros.

Para a corporação de Algueirão-Mem Martins, "a situação, para além de abusiva por parte do hospital, é completamente inaceitável", porque "tem consequências muito graves ao nível da capacidade de resposta dos corpos de bombeiros nas emergências pré-hospitalares", concluiu o comunicado.

"Os bombeiros são mais uma vez chamados a apagar fogos, porque o hospital não tem pessoal e macas suficientes para as necessidades", salientou Joaquim Leonardo.

O comandante de Agualva-Cacém, Luís Pimentel, corroborou que "o hospital de Amadora-Sintra não está dimensionado para as pessoas que está a receber" e notou que a situação caótica "tem a ver com picos" de afluência às urgências.

Na quinta-feira, uma ambulância de Agualva-Cacém esperou "cerca de uma hora e 15 minutos" pela maca e Luís Pimentel só conseguiu desbloquear a situação depois de falar com um responsável da unidade de saúde.

"Os doentes entram com patologias respiratórias muito graves e na urgência a capacidade de camas acaba por ficar saturada", admitiu uma fonte do gabinete de comunicação do Hospital Fernando Fonseca.

A mesma fonte assegurou que se "procurou conciliar as necessidades do hospital com as dos bombeiros", libertando as macas sempre que surgia uma situação de emergência a que tinham de responder.

Perante as queixas públicas dos bombeiros, a administração do Amadora-Sintra decidiu "recolher todas as macas nos serviços e pô-las ao serviço da urgência" e "lançar um concurso para aquisição imediata de macas", acrescentou a fonte.

As corporações de bombeiros do concelho de Sintra vão também "ser convocadas" para uma reunião com a administração do Fernando Fonseca, para discutir uma maneira de formalizar "uma colaboração" entre os diversos agentes da emergência médica.

LYFS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.