Urgências de Penafiel reforçam número de macas para doentes chegados de ambulância

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, Porto, 19 jan (Lusa) - O Hospital Padre Américo, em Penafiel, reforçou esta noite o número de macas na urgência para acelerar o atendimento dos doentes levados de ambulância, em dia de grande afluência, disse à Lusa o diretor clínico.

Segundo Barros da Silva, entre as 19:30 e as 20:30 verificou-se um pico de chegada de doentes à urgência transportados em ambulância, o que criou "uma situação pontual de bloqueio" na disponibilização de macas.

"Houve ambulâncias que tiveram de esperar entre 30 a 45 minutos devido a essa dificuldade. Quando a situação foi detetada, foram de imediato disponibilizadas mais macas para os doentes e o problema ficou resolvido", contou à Lusa.

Segundo o diretor, foram dadas instruções aos serviços da urgência para que duas macas adicionais fossem disponibilizadas para fazerem face a um eventual pico durante as próximas horas.

Questionado sobre o que motivou as dificuldades, Barros da Silva disse que chegaram a estar em simultâneo mais 160 doentes na urgência do Hospital Padre Américo e muitos deles apresentando "casos graves que exigiam avaliação mais prolongada".

"Essa é a grande dificuldade. Temos um elevado número de casos graves, a maioria de idosos", acrescentou.

O diretor clínico ressalvou que, apesar da forte afluência, o hospital ainda tem vagas para internamento.

A urgência do Hospital Padre Américo é a segunda maior do norte do país em número de atendimentos, a seguir ao Hospital de S. João, no Porto.

No início do mês, chegaram a ser atendidos mais de 600 doentes por dia.

APM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.

Novas informações sobre camião que tombou na A1 

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).