Hospital de Amadora-Sintra vai adquirir mais macas para libertar ambulâncias

| País
Porto Canal / Agências

Sintra, Lisboa, 09 jan (Lusa) - Bombeiros queixam-se de fazerem o trabalho de auxiliares de saúde, enquanto esperam "durante horas" pelas macas de transporte de doentes no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), mas a unidade de saúde anunciou que vai comprar mais macas.

"Isto põe em causa a nossa capacidade de resposta. Corremos o risco de não podermos socorrer pessoas porque temos as ambulâncias à porta do hospital", explicou à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Algueirão-Mem Martins, Joaquim Leonardo.

Em comunicado, a corporação do concelho de Sintra lamentou que "durante os meses de dezembro e janeiro, os bombeiros têm aguardado várias horas na urgência do hospital Amadora-Sintra pelas macas das ambulâncias", situação de também se queixam os voluntários de Agualva-Cacém.

"Durante o ano de 2014 foram recusados mais de 400 serviços", confirmou à Lusa o comandante dos bombeiros de Agualva-Cacém, Luís Pimentel, esclarecendo que muitos casos se deveram a indisponibilidade de ambulâncias retidas no hospital e alguns por problemas de manutenção.

Os bombeiros de Algueirão-Mem Martins, que possuem apenas seis ambulâncias para uma população de cerca de 100 mil habitantes, chegam a ter todas as viaturas de socorro "retidas uma hora e por vezes duas horas na urgência do hospital", lê-se no comunicado da corporação.

Os bombeiros acrescentaram que, na quinta-feira, "quatro destas seis ambulâncias estiveram retidas mais de duas horas" e uma delas, depois de transportar o doente, que fez raio-x, tratamento e consulta na maca da ambulância, ainda o levou a casa após ter alta.

"Durante estas horas de permanência no hospital, os bombeiros encaminham os doentes para os serviços de raio-x, análises, pequena cirurgia, fazendo o trabalho dos auxiliares de ação médica do próprio hospital", criticaram os bombeiros.

Para a corporação de Algueirão-Mem Martins, "a situação, para além de abusiva por parte do hospital, é completamente inaceitável", porque "tem consequências muito graves ao nível da capacidade de resposta dos corpos de bombeiros nas emergências pré-hospitalares", concluiu o comunicado.

"Os bombeiros são mais uma vez chamados a apagar fogos, porque o hospital não tem pessoal e macas suficientes para as necessidades", salientou Joaquim Leonardo.

O comandante de Agualva-Cacém, Luís Pimentel, corroborou que "o hospital de Amadora-Sintra não está dimensionado para as pessoas que está a receber" e notou que a situação caótica "tem a ver com picos" de afluência às urgências.

Na quinta-feira, uma ambulância de Agualva-Cacém esperou "cerca de uma hora e 15 minutos" pela maca e Luís Pimentel só conseguiu desbloquear a situação depois de falar com um responsável da unidade de saúde.

"Os doentes entram com patologias respiratórias muito graves e na urgência a capacidade de camas acaba por ficar saturada", admitiu uma fonte do gabinete de comunicação do Hospital Fernando Fonseca.

A mesma fonte assegurou que se "procurou conciliar as necessidades do hospital com as dos bombeiros", libertando as macas sempre que surgia uma situação de emergência a que tinham de responder.

Perante as queixas públicas dos bombeiros, a administração do Amadora-Sintra decidiu "recolher todas as macas nos serviços e pô-las ao serviço da urgência" e "lançar um concurso para aquisição imediata de macas", acrescentou a fonte.

As corporações de bombeiros do concelho de Sintra vão também "ser convocadas" para uma reunião com a administração do Fernando Fonseca, para discutir uma maneira de formalizar "uma colaboração" entre os diversos agentes da emergência médica.

LYFS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Segunda-feira é dia de Eurodreams. Eis a chave vencedora

Já é conhecida a chave do EuroDreams desta segunda-feira.