Guimarães testa liderança do Benfica, com o FC Porto à 'espreita'

| Desporto
Porto Canal / Agências

Redação, 08 jan (Lusa) -- O Benfica enfrenta no sábado um duro teste à liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao receber na 16.ª jornada o Vitória de Guimarães, terceiro classificado, com o rival FC Porto à espera de um deslize.

O campeão nacional procura ultrapassar as limitações provocadas pelas lesões de vários jogadores influentes e manter os seis pontos de vantagem que detém sobre o clube portuense, segundo classificado e que recebe no mesmo dia o Belenenses.

O Benfica não acusou a ausência do médio argentino Enzo Pérez, transferido no início do mês para o Valência, na vitória por 3-0 conquistada na ronda anterior sobre o Penafiel, mas os minhotos parecem capazes de criar outro tipo de problemas ao meio campo 'encarnado'.

Além disso, a aposta do treinador Jorge Jesus para ocupar o lugar deixado vago por Enzo Pérez, o brasileiro Talisca, é uma das possíveis 'baixas' para o encontro de sábado, tal como o 'capitão' Luisão, aos quais se junta o defesa uruguaio Maxi Pereira, suspenso.

O triunfo em Penafiel permitiu ao Benfica aumentar para sete o recorde de triunfos consecutivos na prova, mas é o Guimarães que detém o segundo melhor registo, com cinco vitórias seguidas, e, além disso, os vimaranenses perderam apenas uma das últimas nove partidas.

Três horas mais tarde entra em campo o FC Porto, que parece ter-se recomposto do desaire sofrido em pleno Estádio do Dragão frente ao Benfica, por 2-0, na 13.ª jornada, tendo respondido com duas goleadas nas rondas seguintes, frente ao Setúbal (4-0) e ao Gil Vicente (5-1).

Os 'azuis e brancos', privados do defesa Alex Sandro, suspenso, defrontam uma equipa do Belenenses que, apesar de ocupar a sétima posição, não ganha há cinco jornadas e acaba de ser goleada na Taça de Portugal pelo Sporting de Braga, por 7-1, tendo perdido ainda o avançado Deyverson, por expulsão.

O Sporting também espera por uma escorregadela do rival lisboeta, mais até do que do Guimarães, apesar de ocupar o quarto posto, com menos um ponto do que os minhotos, mas os 'leões' terão os seus próprios problemas para resolver quando encerrarem a ronda no domingo, no estádio do Sporting de Braga.

Motivado por cinco êxitos consecutivos, o último dos quais na quarta-feira sobre o Famalicão, que valeu o apuramento para as meias-finais da Taça de Portugal, o Sporting vive um período de 'tréguas', depois do braço-de-ferro entre o presidente, Bruno de Carvalho, e o treinador, Marco Silva.

Instalado no quinto lugar, com menos dois pontos do que o Sporting, o Braga 'utilizou' o Belenenses para se redimir da derrota (1-0) sofrida na jornada anterior, frente ao Marítimo, e depara-se agora com uma boa oportunidade de ultrapassar os 'leões' e manter à vista, ou até igualar, o rival vimaranense.

Em sentido contrário, o Rio Ave, sexto classificado, espera que os confrontos entre si de quatro dos cinco primeiros posicionados lhe permitam reduzir o 'fosso' de cinco pontos para os lugares de acesso às competições europeias, mas para isso terá também de se impor ao Marítimo, 10.º colocado.

O 'lanterna vermelha' Gil Vicente persegue a primeira vitória, ao receber o Penafiel, penúltimo, numa ronda que arranca na sexta-feira com o jogo entre o Estoril-Praia e o Moreirense e em que os restantes 'aflitos' jogam em casa: Académica, Arouca e Nacional recebem, respetivamente, Paços de Ferreira, Vitória de Setúbal e Boavista.

RPC // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.