Antibiótico esgotado em várias farmácias e hospitais

Antibiótico esgotado em várias farmácias e hospitais
| País
Porto Canal

Um antibiótico com a substância ativa benzilpenicilina, pertencente ao grupo das penicilinas, está esgotado em várias farmácias e hospitais porque o laboratório que a produzia deixou de o fazer e as autoridades ainda não autorizaram a substituição do fabricante.

Em causa está o fármaco com o nome comercial Lentocilin, cuja substância ativa é a benzilpenicilina benzatínica, um antibiótico usado para o tratamento de infeções do trato respiratório superior, sífilis, febre reumática ou difteria, entre outras doenças.

Segundo a autoridade que regula o setor do medicamento (Infarmed), a rutura do medicamento foi motivada "por constrangimentos no processo de fabrico relacionados com a falta da substância ativa".

O laboratório Atral, titular da Autorização de Introdução no Mercado (AIM), divulgou, a 12 de novembro, uma comunicação dirigida aos profissionais de saúde sobre a rutura temporária no abastecimento dos referidos medicamentos.

Na altura, o laboratório previa que o abastecimento destes medicamentos fosse retomado a partir de 08 de dezembro do ano passado, o que não aconteceu.

Eduardo Oliveira, diretor dos assuntos regulamentares do Laboratório Atral, confirmou à agência Lusa a rutura do fármaco, que já se sente em "várias farmácias e hospitais".

Este responsável sublinhou que este é um fármaco "essencial em algumas situações", embora existam alternativas terapêuticas, as quais devem ser escolhidas pelos médicos.

O antibiótico em questão pode ser administrado através de uma injeção de dose única, ou em mais doses.

Segundo Eduardo Oliveira, o laboratório solicitou autorização ao Infarmed para um novo fabricante da substância ativa - o North China Pharmaceutical Group Corp (NCPC) -- aguardando ainda resposta do Infarmed.

O instituto confirmou este pedido: "Com o objetivo de obter a substância ativa em falta junto de um outro fabricante, os Laboratórios Atral, em cumprimento com as obrigações legais, submeteram um pedido de alteração aos termos da AIM para substituir o fabricante de substância ativa autorizado".

O Infarmed "tem agilizado a gestão deste processo, para que a avaliação desta alteração aos termos da AIM seja concluída com a máxima brevidade".

"Do ponto de vista regulamentar, é fundamental garantir o cumprimento dos requisitos e normas nacionais e europeias, garantindo assim que a qualidade, a segurança e a eficácia destes medicamentos continuam asseguradas", esclarece o Infarmed.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.