Urgências do Tâmega e Sousa estão a atender mais de 700 doentes por dia

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, Porto 07 jan (Lusa) - As urgências do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa observaram 709 doentes na segunda-feira, mas o pico foi atingido na sexta-feira, dia 02, com 770 atendimentos, disse hoje à Lusa o diretor clínico.

Segundo Barros da Silva, a elevada afluência tem gerado "alguns constrangimentos" nos serviços, o que se traduz num aumento do tempo médio de espera para atendimento, embora "não exagerado" para a época, observou.

À Lusa, explicou que o impacto só não tem sido maior porque foram reforçadas as equipas para acorrer aos picos que já eram esperados.

Naquele dia de pico, só a urgência médico-cirúrgica do Hospital Padre Américo, em Penafiel, distrito do Porto, atendeu 422 doentes, aos quais acrescem 156 vistos na urgência pediátrica e 54 na de obstetrícia e ginecologia.

Na urgência básica do Hospital de Amarante, também no distrito do Porto, foram atendidos 138 casos naquele dia.

A média dos tempos de espera nas quatro urgências do centro hospitalar foi, para os dentes triados com a cor amarela, de 93 minutos. Os "laranjas" esperaram cerca de 40 minutos.

O diretor disse à Lusa que um problema informático ocorrido no sábado e no domingo não permite disponibilizar os dados rigorosos desses dias, também de grande movimento, mas já em relação a segunda-feira os dados apontam para a afluência de 709 doentes, 339 dos quais à urgência médico-cirúrgica de Penafiel. À urgência básica de Amarante acorreram 109 utentes.

Os tempos de espera no conjunto dos quatro serviços e urgência foi, na segunda-feira, de 119 minutos para os doentes triados com pulseiras amarelas e 42 com laranjas.

Em média, os tempos de espera em Amarante são superiores aos de Penafiel, o que é explicado por se tratar de uma urgência básica. Os doentes mais graves são transferidos para Penafiel, explicou.

A elevada afluência que se tem verificado às urgências do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa acaba por se refletir num maior número de internamentos. Segundo Barros da Silva tem sido possível "alocar camas para todas as necessidades" devido à monitorização que tem sido feita pelos serviços nos recursos existentes e nas altas.

Apesar disso, o responsável admitiu que os resultados alcançados nos últimos dias pela segunda maior urgência do norte o país, atrás do Hospital de S. João, no Porto, estão a provocar um elevado cansaço nas equipas, devido à sobrecarga de trabalho.

Numa primeira análise aos dados dos últimos dias, o responsável assinalou que tem aumentado o número de casos mais graves, triados com pulseiras vermelhas e laranjas, a maioria "envolvendo idosos descompensados, com doenças respiratórias e patologias cardíacas".

Questionado sobre se espera para os próximos dias a continuação do elevado número de atendimentos nas urgências, admitiu recear que "o pior esteja ainda para vir", se as temperaturas baixas se mantiverem.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.