Inquérito/swap: Ministra diz que deputados se preocupam com o acessório

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 30 jul (Lusa) - A ministra das Finanças citou hoje o objeto da comissão de inquérito aos 'swap' para instar os deputados a centrarem-se "no que é realmente importante" em vez de discutirem alegadas contradições nas suas declarações.

Maria Luís Albuquerque está hoje pela segunda vez na comissão de inquérito aos 'swap' problemáticos contratados por empresas públicas, numa audição pedida com caráter de urgência pelos partidos da oposição, para explicar alegadas contradições no seu discurso sobre o que sabia destes 'swap' quando tomou posse como secretária de Estado do Tesouro e Finanças, em junho de 2011.

Depois de uma intervenção inicial em que garantiu que nunca mentiu e apontou responsabilidade quer ao ex-secretário de Estado do Tesouro, Costa Pina, do PS, ao ex-presidente do IGCP - Agência para a Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, Alberto Soares, e ex-diretor-geral do Tesouro e Finanças, Pedro Felício, Maria Luís Albuquerque disse que os deputados se devem centrar no objeto da comissão de inquérito em vez de se perderem em polémicas.

"O apuramento de responsabilidades de todos os envolvidos é o que se espera que esta comissão realize, incidindo no período 2003 e 2013. Não se espera que se substitua o apuramento de responsabilidades por ataques de caráter assentes em truques mediáticos que confundem para evitar esclarecer. Estou aqui, esclarecendo plenamente o acessório e permitir que esta comissão se centre no essencial", afirmou Maria Luís Albuquerque.

A responsável citou mesmo o objeto desta comissão de inquérito, aprovado por uma resolução da Assembleia da República, para afirmar que é isso que "os portugueses exigem".

IM/NM // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.