Fundo de compensação do serviço universal de telecomunicações operacionalizado no 1º trimestre

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 17 dez (Lusa) - O administrador da ANACOM João Confraria adiantou que o fundo de compensação do serviço universal de comunicações eletrónicas, que definirá o valor que cada operador terá de pagar pela prestação daquele serviço, estará operacionalizado no primeiro trimestre de 2015.

"O fundo de compensação tem de estar operacionalizado no primeiro trimestre [do próximo ano]. Depois disso, há lugar ao apuramento da quota parte dos custos [por parte dos operadores]", disse o administrador da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) para a regulação, João Confraria, num encontro com jornalistas.

Segundo o responsável, os custos relativos à prestação do serviço entre 2007 e 2009 "já estão auditados e apurados", enquanto os relativos a 2010, 2011 e 2012 estão em fase final de auditoria".

João Confraria não adianta valores e diz apenas que "estão dentro do que se verifica noutros países europeus onde foi criado um fundo de compensação".

O fundo de compensação do serviço universal de comunicações eletrónicas visa o financiamento dos custos líquidos decorrentes da prestação do serviço universal, assentando o mesmo na sua repartição pelos operadores que oferecem em Portugal redes de comunicações públicas e ou serviços de comunicações eletrónicas acessíveis ao público.

Em junho entrou em vigor o decreto-lei que revogou a anterior concessão do serviço público de telecomunicações, alterando e substituindo as bases da concessão do serviço público de telecomunicações, que estava atribuído por ajuste direto à Portugal Telecom (PT), até 2025.

A NOS assinou em maio o contrato para o início da sua prestação do serviço universal de telecomunicações, após a entrada em vigor do diploma que revoga a anterior concessão, passando para a operadora o telefone fixo.

O contrato de prestação do serviço universal estará em vigor nos próximos cinco anos e prevê que a NOS assegure a todos os portugueses, em qualquer ponto do país, serviço telefónico fixo de qualidade, o acesso à Internet e ao fax.

Para o novo regime de prestação do serviço universal foram abertos três concursos públicos internacionais, que foram ganhos pela Optimus e Zon (atual NOS), na área do telefone fixo, e pela PT, que ficou com a oferta de cabines telefónicas e as páginas amarelas.

O decreto-lei sublinhava que a ZON e a Optimus "devem iniciar a prestação dos serviços adjudicados até 01 de junho de 2014".

JMG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.