FC Porto vence Académica e mantém-se a três pontos do Benfica

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto manteve-se hoje a três pontos do líder e campeão Benfica, ao vencer por 3-0 no reduto da Académica, com dois golos de Jackson Martinez, em encontro da 12.ª jornada da I Liga de futebol.

O avançado colombiano faturou aos 13 e 24 minutos, isolando-se na liderança dos marcadores, com 10 golos, enquanto o médio mexicano Herrera fechou o resultado no início da segunda parte, aos 47.

Em vésperas de receber os "encarnados", que hoje bateram em casa o Belenenses por 3-0, o FC Porto passou a somar 28 pontos, menos três do que as "águas", e ultrapassou, à condição, o Vitória de Guimarães, que joga domingo em Braga.

_________

Os "dragões" dominaram por completo a partida e ao intervalo já venciam por 2-0, perante uma "Briosa" incapaz de criar oportunidades e de contrariar a qualidade técnica dos jogadores "azuis e brancos".

Os portistas, que na próxima jornada recebem o Benfica, iniciaram o jogo com "fome" de golos e, aos três minutos, Jackson Martinez, que “bisou”, viu um golo anulado por fora de jogo.

Aos 13 minutos, Ruben Neves aproveitou um deslize de Obiora em zona perigosa e soltou para Jackson Martínez, que entrou na grande área da Académica sem oposição e inaugurou o marcador.

Com a Académica incapaz de criar jogadas de ataque, o FC Porto chegou ao segundo golo 11 minutos depois, novamente por Jackson Martínez, que apontou o seu 10.º golo na I Liga de futebol.

O avançado colombiano fez um ‘chapéu’ de fora de área ao guarda-redes academista, conseguindo um golo de belo efeito.

Na primeira meia hora, a "Briosa" apenas registou dois remates, mas sem perigo para a baliza defendida por Fabiano.

Até ao final da primeira parte, não se registaram mais oportunidades de golo, com o FC Porto a gerir o resultado e a Académica a não conseguir chegar ao último terço do adversário.

A segunda metade do jogo iniciou-se praticamente com o terceiro golo dos "azuis e brancos", apontado por Herrera, aos 47 minutos, que após passe de Tello surgiu sem marcação na área a desviou para o poste mais distante de Lee, que se lesionou, sendo substituído pouco depois por Cristiano.

A equipa nortenha continuou a dominar por completo a partida, que, nos segundos 45 minutos decresceu bastante de qualidade, com as duas equipas já conformadas com o resultado.

Até ao final do jogo, registo apenas para dois remates de fora de área, primeiro de Rúben Neves, aos 82 minutos, e de Quintero, já em período de descontos, com a bola a passar perto da baliza dos "estudantes".

A Académica continua sem vencer no seu estádio esta época, somando cinco empates e duas derrotas, e no final os adeptos mostraram “lenços” brancos.

Jogo no Estádio Cidade de Coimbra, em Coimbra.

Académica - FC Porto, 0-3.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Jackson Martínez, 13 minutos.

0-2, Jackson Martínez, 24.

0-3, Herrera, 47.

Equipas:

- Académica: Lee (Cristiano, 50), Oualembo, Iago, Ricardo Nascimento, Ofori, Obiora, Fernando Alexandre, Marcos Paulo (Rafael Lopes, 71), Rui Pedro, Magique (Ivanildo, 71) e Edgard Salli.

(Suplentes: Cristiano, Aníbal Capela, Schumacher, Ivanildo, Nuno Piloto, Aderlan e Rafael Lopes).

Treinador: Paulo Sérgio.

- FC Porto: Fabiano, Danilo (Quintero, 55), Martins Indi, Maicon, Alex Sandro, Rúben Neves, Herrera, Óliver, Brahimi, Tello (Quaresma, 64) e Jackson Martínez (Aboubakar, 81).

(Suplentes: Andrés Fernández, Marcano, Quaresma, Quintero, Adrián López, Campaña e Aboubakar).

Treinador: Julen Lopetegui.

Árbitro: Manuel Mota (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Iago (33), Danilo (40) e Alex Sandro (90+02).

Assistência: 7.179 espectadores

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.