Info

Brahimi, do FC Porto, eleito Futebolista Africano de 2014 pela BBC

| FC Porto
Porto Canal

O avançado Yacine Brahimi, do FC Porto, foi hoje eleito Futebolista Africano de 2014 pela cadeia de televisão inglesa BBC, tornando-se no primeiro argelino a vencer o prestigiado galardão.

Contratado no início da época ao Granada pelo "dragões", o internacional da Argélia bateu, numa votação decidida pelos adeptos, o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang (Borússia Dortmund), o nigeriano Vincent Enyeama (Lille) e os costa-marfinenses Gervinho (Roma) e Yaya Touré (Manchester City), que tinha vencido num anterior.

Em declarações difundidas pelos canais oficiais do FC Porto, Brahimi revelou a sua satisfação: "É uma grande honra receber este prémio, representa muito para mim, e queria dedicá-lo, primeiro, à minha família, mas também à Argélia e a todos os países africanos".

"Por agora, 2014 tem sido um ano muito bom e tenho de continuar assim, a trabalhar mais para evoluir e a ganhar troféus com o meu clube, o FC Porto, e se possível, na CAN (Taça das Nações Africanas), com a Argélia", afirmou o jogador.

O futebolista destacou o papel do emblema "azul e branco" na conquista do prémio.

"Tenho de agradecer ao meu novo clube, aos jogadores que jogam comigo, ao treinador, à equipa técnica e a toda a gente do clube", afirmou.

Brahimi confessou ainda estar satisfeito por ser "a primeira vez que um argelino vence este prémio", apesar de esperar "que não seja a última", enfatizando o quanto a distinção pode ter na carreira.

"Dá-me muita vontade e determinação para trabalhar mais, fazer mais e subir de nível a cada dia que passa", afirmou.

O avançado argelino sucede a Yaya Touré, vencedor em 2013, que é atribuído desde 2000, 15 edições em já foram distinguidos jogadores como George Weah, Jay Jay Okocha e Didier Drogba.

Para Brahimi, trata-se do segundo prémio no espaço de pouco mais de um mês, depois de ter sido recentemente considerado o melhor futebolista africano da Liga espanhola 2013/14, ao serviço do Granada.

+ notícias: FC Porto

FC Porto conquista Copa Ibérica ao vencer Getafe por 2-1

O FC Porto garantiu a conquista da Copa Ibérica com um triunfo por 2-1 frente ao Getafe, no Estádio Municipal de Portimão. Os Dragões mantém um registo imaculado nesta pré-temporada. Leandro Cabrera colocou o quinto classificado da última edição da Liga espanhola em vantagem mas o mais velho do plantel portista (Pepe, 36 anos) lançou as bases para a reviravolta garantida pelo mais novo, Fábio Silva, dois dias depois de celebrar o 17.º aniversário.

Luis Díaz afirma que o "FC Porto é como uma família"

Luis Díaz foi anunciado como reforço do FC Porto há dez dias e começou de imediato a ambientar-se a uma realidade diferente. O extremo colombiano, ex-Junior Barranquilla, integra o estágio que a equipa está a realizar no Algarve e foi utilizado nos dois encontros particulares disputados até ao momento, frente a Fulham e Bétis de Sevilha. Em declarações ao Porto Canal, o jogador de 22 anos fez um balanço positivo desta nova etapa na carreira.

"Penso que vamos ter um futuro risonho"

Fábio Silva, avançado do FC Porto, acredita que os azuis e brancos vão ter "um futuro risonho", pelo que tem visto nos treinos e nos primeiros jogos de preparação para a próxima época.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.