Sócrates: Jerónimo de Sousa não quer julgamentos precipitados e apressados

| País
Porto Canal

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, alertou hoje para a necessidade de não se fazerem julgamentos precipitados sobre o ex-primeiro-ministro José Sócrates, preso preventivamente segunda feira por suspeitas de fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

“Continuamos a considerar que há necessidade de um apuramento da verdade. A investigação deve continuar sem julgamentos e condenações apressadas e precipitadas”, afirmou à Lusa o secretário-geral do PCP, à margem de um protesto em frente ao parlamento quando os deputados aprovavam o Orçamento do Estado para 2015.

Jerónimo de Sousa acrescentou que “os partidos não são todos iguais”, ou corruptos, e apelou aos portugueses que se desiludiram para que venham dar força ao PCP, se juntem aos protestos e deem o seu voto ao partido.

A coordenadora do BE Catarina Martins, também à margem do protesto em frente à Assembleia da Republica, destacou que a aprovação hoje do OE2015 mostra que "não somos todos iguais e não defendemos todos o mesmo", escusando-se a mais comentário sobre a dertenção de Josè Sócrates.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates foi detido na sexta-feira à noite, no aeroporto de Lisboa, quando regressava de Paris.

O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) decretou segunda-feira à noite a prisão preventiva do ex-primeiro ministro José Sócrates, do seu motorista, João Perna, e do empresário Carlos Santos Silva por suspeitas de crime económicos.

O ex-primeiro-ministro José Sócrates vai ficar detido no Estabelecimento Prisional de Évora, onde já passou a noite.

José Sócrates é o primeiro ex-chefe de governo da história da democracia portuguesa a ficar em prisão preventiva, indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção.

Os outros dois arguidos em prisão preventiva no âmbito do "processo Marquês", encontram-se presos preventivamente no Estabelecimento Prisional Anexo às Instalações da Policia Judiciária, na rua Gomes Freire, em Lisboa, confirmou a mesma fonte.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.