FC Porto empata com BATE e adia apuramento na Youth League para a ronda final

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto empatou hoje 0-0 no terreno do BATE Borisov, em jogo da quinta jornada do Grupo H da UEFA Youth League de futebol, adiando assim para a ronda decisiva a eventual passagem aos oitavos de final.

A uma jornada do fim da fase de grupos, ao FC Porto bastava uma vitória frente aos bielorrussos do BATE Borisov para garantir o apuramento à ronda seguinte. A equipa portuguesa partia para o jogo na segunda posição do Grupo H, com sete pontos, menos três do que o líder Shakhtar Donetsk e mais um do que os bascos do Athletic Bilbau, que se enfrentavam hoje à mesma hora dos portistas.

Os primeiros minutos mostraram uma equipa "azul e branca" disposta a resolver cedo a passagem à eliminatória seguinte. Aos 33 minutos, Rui Pedro teve a oportunidade mais flagrante, ao atirar ao ferro da baliza defendida por Scherbitski.

Logo no minuto seguinte, o FC Porto teve mais uma boa oportunidade, mas o remate de Elvis Carvalho acabou por ser desviado do alvo. Ainda antes do intervalo, aos 41 minutos, Sérgio Ribeiro ainda obrigou Scherbitski a mais uma defesa.

Entretanto, no jogo do Shakhtar os ucranianos venciam por 4-0 ao intervalo (acabaria em 6-0), o que reforçava ainda mais as possibilidades do FC Porto.

Na segunda metade, o jogo continuou com a mesma toada: o FC Porto a atacar mais - mas sem concretizar - e o BATE sem conseguir criar perigo junto da baliza de João Costa. Aliás, em todo o jogo, o BATE apenas fez um remate enquadrado com a baliza (e apenas aos 92 minutos), contra os quatro do FC Porto.

O guarda-redes bielorrusso teve trabalho suplementar aos 52 minutos, num remate de Rui Pedro, e aos 66, após uma ação individual de Sérgio Ribeiro, mas o placar não viria a funcionar até ao fim do jogo.

Já nos descontos, Razmyslovich acertou finalmente na baliza portista, mas João Costa defendeu.

Com este resultado, o FC Porto soma agora oito pontos, mais dois do que o Athletic Bilbau, e poderá selar o apuramento na última jornada, a 10 de dezembro no Porto, bastando um empate frente ao Shakhtar Donetsk, que lidera o grupo H com 13 pontos.

Jogo no Gorodskoi Stadion, em Borisov.

BATE Borisov – FC Porto, 0-0.

Equipas:

- BATE Borisov: Scherbitski, Khanevich, Rovbut, Bayduk, Bury, Dzhigero, Tishko (Lyakhnovich, 59), Kukharchyk, Klimovich, Bogush (Razmyslovich, 46) e Petrusevich (Potemkin, 34).

(Suplentes: Karnitski, Filipovich, Buyak, Razmyslovich, Eglis, Lyakhnovich e Potemkin).

Treinador: Vitali Rogozhkin.

- FC Porto: João Costa, Fernando, Diogo Verdasca, Johansen (Jorge, 70), David Sualehe, Bruno Costa, João Cardoso, Elvis Carvalho (Djim, 46), Sérgio Ribeiro, Rui Pedro e Rúben Macedo (José Leite, 64).

(Suplentes: Filipe Ferreira, Rui Silva, Jorge, Luís Mata, Djim e José Leite).

Treinador: António Folha.

Árbitro: Vadims Direktorenko (Letónia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Bury (79), Khanevich (86) e Diogo Verdasca (90).

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.