Cinco mil idosos de Penafiel vão assinalar dia dos avós com bolo de 104 metros

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 24 jul (Lusa) - Cinco mil idosos de Penafiel vão assinalar, na sexta-feira, o Dia Nacional dos Avós, num convívio oferecido pela autarquia em que poderão provar um bolo com 104 metros e meia tonelada.

Segundo fonte do município, o comprimento do bolo é para homenagear a avó mais idosa do concelho, que já comemorou o 104.º aniversário e que se espera possa estar presente no evento.

O bolo será também uma homenagem a Ana Eliseu Couto, a idosa de Penafiel, que morreu em 2007 e que durante vários anos intercedeu, junto de governantes, entre os quais primeiros-ministros e presidentes da República, para que o dia dos avós fosse reconhecido oficialmente.

Em junho de 2003, a Assembleia da República aprovou a resolução que instituiu o Dia Nacional dos Avós.

A confeção do bolo que vai ser oferecido aos idosos, preparado com massa de pão-de-ló e chocolate, já começou numa confeitaria do concelho, prometendo a organização que a iguaria estará pronta para, na sexta-feira, ser degustada pelos avós que vão encher o parque da cidade.

"O Dia dos Avós, em Penafiel pretende oferecer um dia diferente cheio de carinho, alegria e energia a todos os idosos que se desloquem à cidade de Penafiel", disse à Lusa fonte autárquica.

A edilidade anuncia, para todo o dia, um programa diversificado, que incluirá atividades físicas, música e rastreios de saúde (audição, diabetes e hipertensão arterial).

Como ocorre há vários anos, no parque da cidade, juntam-se famílias inteiras em torno dos seus avós, numa homenagem promovida pelo município.

Do programa conta ainda uma missa solene presidida pelo administrador apóstólico da Diocese do Porto.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.