Helder Rosalino admite reduzir horário de trabalho após fase de emergência de Portugal

Helder Rosalino admite reduzir horário de trabalho após fase de emergência de Portugal
| Política
Porto Canal

O secretário de Estado da Administração Pública admitiu hoje a possibilidade de reduzir o horário de trabalho, que agora pretende alargar das 35 para as 40 horas semanais, após a atual "fase de emergência" de Portugal.

Helder Rosalino falava hoje no Parlamento, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, onde estão a ser discutidas as propostas de lei que visam alterar o horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais e a requalificação dos funcionários públicos.

"Admito que ultrapassada esta fase de emergência, possa estar colocada a possibilidade de alterar novamente o horário de trabalho", disse Helder Rosalino, em resposta à deputada socialista Isabel Santos, sem explicar se tal significa poder regressar às 35 horas semanais.

O governante deu exemplos de vários países europeus onde os horários de trabalho são superiores a 35 horas semanais, como a Alemanha, onde são 41 horas, ou a Espanha, com 37,5 horas.

"Não me parece que a passagem para as 40 horas seja uma medida muito lesiva, tem até vantagens e mais segurança no emprego. Somos um país com grandes dificuldades económicas e julgo que os funcionários públicos devem dar um contributo. Até a Finlândia tem mais horas, Portugal é o único desta lista que tem 35 horas", disse.

Quanto à requalificação dos trabalhadores, o secretário de Estado disse que o novo sistema permitirá "uma efetiva racionalização e otimização da gestão dos recursos" e destacou as diferenças face à atual lei da mobilidade, frisando que o grande avanço é o apoio à recolocação dos trabalhadores em funções e a possibilidade de formação.

Já o sistema atual, defendeu, "permite colocá-los numa prateleira e afastá-los da Administração Pública".

"O trabalhador tem ele próprio possibilidade de se requalificar. Agora, se não tiver empenho em ser recolocado, obviamente que haverá consequências", disse.

Helder Rosalino adiantou também que o Governo terá como prioridade já no próximo ano "voltar a ter disponíveis instrumentos para reconhecer e recompensar o mérito", lembrando que os funcionários públicos têm as progressões congeladas e não são reconhecidos por mérito desde 2010, o que "não é sustentável por muito mais tempo".

"Tem de se dar atenção a esta vertente, há que reconhecer e recompensar o mérito. Pretendemos já no próximo ano começar a libertar alguns destes instrumentos. Temos que inverter este ciclo de congelamento destes instrumentos", frisou.

Isabel Santos acusou o Governo de estar a tentar aplicar "à pressa" as duas leis, mas o secretário de Estado rejeitou as críticas, sublinhando que as medidas visam dar resposta "a um contexto de restrição financeira muito expressiva" e lembrou que estas decorrem dos memorandos de entendimento com a 'troika' [Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu].

O governante pretende que as duas medidas entrem em vigor ainda este ano.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.