Legionella: Sete mortos, 291 doentes, nove já receberam alta

Legionella: Sete mortos, 291 doentes, nove já receberam alta
| País
Porto Canal

O surto de 'legionella' provocou até ao momento sete mortos, 291 doentes, dos quais 49 estão em unidades de cuidados intensivos, tendo nove dos infetados já recebido alta clínica, segundo fonte oficial.

Um comunicado da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) refere que nas últimas 24 horas registaram-se 27 novos casos, o que confirma uma "diminuição" de novos casos.

Dos sete mortos, cinco estavam internados no Hospital de Vila Franca de Xira e dois no Centro Hospitalar Lisboa Norte.

A ARSLVT assegura, tal como fizera na terça-feira, que a rede hospitalar da Região de Lisboa e Vale do Tejo "continua a funcionar em estreita articulação, mantendo a capacidade de resposta face à situação, quer em termos de internamento, quer em termos de disponibilidade de camas em cuidados intensivos".

A 'legionella', que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira, dia 07, no concelho de Vila Franca de Xira.

O ministro do Ambiente anunciou uma ação inspetiva extraordinária à empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, que teve lugar na terça-feira, para averiguar um eventual crime ambiental "por libertação de microrganismos para o meio ambiente".

A Direção Geral de Saúde esclareceu que as investigações para determinar a fonte de contaminação decorrem "em estreita colaboração entre os ministérios da Saúde e do Ambiente".

A Doença do Legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

+ notícias: País

Prestação da casa vai descer em maio para todos os prazos

A prestação da casa paga ao banco vai, em maio, recuar em todos os prazos, com a maior descida a ocorrer nos indexados à Euribor a seis meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Portugal condenado pelo tribunal europeu por violação da liberdade de expressão

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou esta terça-feira Portugal por violação da liberdade de expressão, impondo o pagamento de 1.510 euros a uma jornalista após ter sido condenada por violar o segredo de justiça no ‘caso das secretas’.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".