Camionista de Rio Maior que esteve em Vila Franca infectado com 'legionella'

| País
Porto Canal / Agências

Rio Maior, Santarém, 12 nov (Lusa) -- Um homem, de 46 anos, foi internado terça-feira na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital de Santarém, tendo-se confirmado tratar-se de mais um caso de contaminação por 'legionella', disse à Lusa fonte dos bombeiros de Rio Maior.

Luís Coelho, adjunto de comando dos Bombeiros Voluntários de Rio Maior, disse hoje à agência Lusa que aquela corporação transportou o homem, camionista de profissão com deslocações recentes a uma das fábricas em Vila Franca de Xira que se suspeita estar na origem do surto, para o Hospital de Santarém, onde o diagnóstico foi confirmado.

A corporação foi alertada ao final da manhã de terça-feira através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), tendo-se deparado com um caso de sintomatologia de pneumonia resistente, disse.

A presidente da Câmara Municipal de Rio Maior, Isaura Morais, disse à Lusa que o doente, residente no concelho, trabalha numa unidade industrial de Rio Maior como camionista, tendo realizado recentemente transportes para uma das fábricas de Vila Franca de Xira que está sob investigação.

O alerta para o 112 foi dado pela mulher, uma vez que a pneumonia, que estava a ser tratada com antibióticos, já se prolongava há uma semana, disse.

O surto de 'legionella' em Vila Franca de Xira atingiu na terça-feira os 278 casos de infeção desde sexta-feira, tendo morrido cinco pessoas, segundo dados da Direção-Geral de Saúde (DGS).

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, ordenou uma ação inspetiva extraordinária à empresa Adubos de Portugal, em Vila Franca de Xira, para averiguar um eventual crime ambiental.

MLL // JPF

Lusa/fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.