Legionella: Um doente infectado está internado na Figueira da Foz

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 11 nov (Lusa) - Um homem de 49 anos infetado com legionella está internado no Hospital Distrital da Figueira da Foz (HDFF), um caso que está relacionado com Vila Franca de Xira, disseram à Lusa fontes hospitalares.

Segundo as mesmas fontes, o homem "esteve a trabalhar em Vila Franca de Xira", é da Figueira da Foz e deu entrada na urgência do HDFF na noite de segunda-feira, com febre "muito alta" e outros sintomas.

O doente foi internado no Serviço de Especialidades Médicas, em pneumologia, após os exames efetuados terem revelado a infeção por legionella e o seu estado de saúde "está a evoluir muito bem".

Este caso junta-se aos outros de doentes internados não só em hospitais da Grande Lisboa, mas também no Barreiro, Castelo Branco, no Porto e em Vila Real, todos relacionados com Vila Franca de Xira, onde, no final da semana passada, foi identificado um surto de legionella.

A bactéria legionella, que provoca pneumonias graves e que pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado a morte de cinco pessoas.

De acordo com os últimos dados, verificaram-se 264 casos na região de Lisboa e Vale do Tejo, três na região centro e dois na região norte.

Todos os casos, segundo a Direção-Geral de Saúde (DGS), "têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira".

A Doença do Legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.

JLS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.