Procuradoria da África do Sul apresentou recurso de caso de Oscar Pistorius

Procuradoria da África do Sul apresentou recurso de caso de Oscar Pistorius
| Mundo
Porto Canal

A procuradoria sul-africana apresentou hoje um recurso relativo ao caso do atleta paraolímpico Oscar Pistorius, preso por ter matado a sua namorada em 2013, o que abre caminho a uma revisão do processo em 2015.

"Anunciamos que a procuradoria nacional apresentou apelo tanto do veredicto como da sentença", indicou o porta-voz da instituição Nathi Mncube, num comunicado.

Oscar Pistorius, de 27 anos, foi condenado a cinco anos de prisão, que começou a cumprir em outubro, por homicídio involuntário da modelo Reeva Steenkamp, de 29 anos.

A condenação do atleta por homicídio involuntário suscitou a incompreensão de muitos juristas na África do Sul e valeu numerosas críticas à juíza Thokozile Masipa.

O Ministério Público não revelou os argumentos jurídicos apresentados para recorrer da decisão.

"O apelo da sentença é baseado numa questão de direito", indicou Mncube no comunicado, adiantando que os argumentos da procuradoria foram transmitidos à justiça e que estão agora sob sigilo.

Caso o apelo seja aceite, a revisão do processo poderá levar até seis meses, segundo a agência France Presse. Três juízes analisarão os documentos da procuradoria e realizar-se-ão algumas audiências públicas, mas sem convocação de testemunhas.

A 12 de setembro, Pistorius foi considerado culpado do homicídio involuntário da sua namorada, abatida a tiro no dia 14 de fevereiro de 2013.

A juíza Thokozile Masipa ilibou o atleta da acusação de homicídio premeditado, tendo considerado provado que o atleta disparou intencionalmente através da porta da casa de banho da sua habitação em Pretória, mas sem a intenção de matar a pessoa que se encontrava no local.

A 21 de outubro, a juíza determinou a "pena máxima de cinco anos de prisão", tendo em conta a gravidade do delito, bem como a personalidade e a incapacidade do acusado.

O atleta sul-africano tornou-se, em 2012, no primeiro corredor com as duas pernas amputadas a disputar uns Jogos Olímpicos (em Londres), tendo conseguido chegar às meias-finais da prova de 400 metros.

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.