Nuno Crato diz que professores não vão trabalhar mais

Nuno Crato diz que professores não vão trabalhar mais
| Política
Porto Canal

O ministro da Educação, Nuno Crato, garantiu hoje no parlamento que não haverá aumento da componente letiva para os professores do 1.º Ciclo e que está a ser cumprida a ata negocial assinada com os sindicatos de professores.

Nuno Crato respondia a uma questão do deputado do Bloco de Esquerda Luís Fazenda, na sequência das denúncias dos sindicatos que levaram a pedidos de reunião urgentes ao Ministério da Educação.

O deputado questionava o ministro sobre um "aumento indireto" do horário de trabalho dos professores.

"A ata negocial está a ser cumprida e está transposta no despacho normativo", disse o ministro, acrescentando: "Não há aumento da componente letiva para os professores do 1.º Ciclo".

Tanto a Federação Nacional dos Professores (FENPROF) como a Federação Nacional da Educação (FNE) pediram reuniões ao ministro, com caráter de urgência, assim que foi publicado o despacho, alegando diferenças entre o acordado durante as negociações que levaram ao levantamento da greve e o publicado em Diário da República.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.